A  PARTIDA  DO  GUERREIRO  (texto de José Ouverney)

   
   Dezembro não poderia ter começado pior. E para o site "Falando de Trova" é muito desagradável ter que noticiar um acontecimento destes mas... O Brasil e a poesia brasileira estão de luto, especialmentge o Rio Grande do Norte, com o falecimento, nesse 04 de dezembro de 2015, após longa e terrível enfermidade, do "Magnífico Trovador" JOSÉ LUCAS DE BARROS. Quem o conheceu, jamais o esquecerá. Era dessas raras pessoas que reuniam talento, humildade e bondade no mesmo coração.  As festas de trova por ele organizadas em Natal foram marcantes. Quem lá esteve comprovou.

   Conseguiu conquistar o título de "Magnífico Trovador" em Nova Friburgo em 2014 e para lá deslocou todos seus familiares mais próximos. Pena que tenha usufruído tão pouco do precioso galardão. Agora o "Poeta Zé Lucas" irá morar em nossas recordações e haverá de virar lenda.

   Adeus, Mestre!  Quiçá possamos refletir um pouco e tomar como exemplo de vida a sua conduta ilibada. Se todos conseguirmos adotar pelo menos um pouquinho de "Zé Lucas" em nosso dia a dia, quão felizes poderemos ser.  
Sua bênção, Mestre!