(o texto é de Almir Pinto de Azevedo, Presidente da UBT Estado do Rio de Janeiro e Presidente da UBT, seção de Cambuci)

A UBT É UMA ÁRVORE FRUTÍFERA :
A Diretoria Executiva são as raízes.
Os Conselheiros o tronco.
Os Presidentes Estaduais as folhas.
Os Trovadores são os frutos ...

 

Por iniciativa salutar da Diretoria da UBT- NACIONAL,  teremos em São Paulo nos dias 25 e 26 de setembro do ano em curso,  a II CONVENÇÃO NACIONAL DE PRESIDENTES ESTADUAIS DA UBT – CONAPRESTE - para discutir assuntos de interesse do trovadorismo. Temos que lutar por mudanças para melhorar a nossa estrutura, aspiramos por mudanças democráticas, progressistas e atuais, que correspondam à realidade de hoje. Este é o futuro que queremos para a nossa querida UBT :

O  CAMINHO  PARA  UMA  UNIÃO DE TROVADORES  FORTE.

A UBT é a maior representação cultural do Brasil que reúne os mais talentosos literatos, divulgando e projetando a nossa cultura. Somos um grupo de pessoas ligadas pela sensibilidade que evoca vibrações de beleza em favor da trova, a mais bela forma de poesia, todos lutamos pelos mesmos ideais, esta é a consagração de nosso trabalho. Neste encontro Literário serão apresentados várias sugestões para o crescimento e fortalecimento da nossa Instituição, pois sabemos que são muitos os obstáculos, principalmente a omissão do Poder Público que não dá o devido valor à cultura, por que cultura não dá voto, cultura dá futuro material e espritual para nossos filhos e netos. Temos que divulgar e manter as mãos unidas para que a nossa UBT seja respeitada, admirada e reconhecida pelo seu valor cultural. Mas se não renovar, inovar e atualizar  corremos o risco de desaparecer como já aconteceu com várias Instituições culturais no Brasil.

Assim, temos que lutar pelos nossos ideais e solidificar a nossa UBT e eternizar esta Instituição. Não podemos deixar esta chama se apagar e este é o principal objetivo desta atual Diretoria em busca do nosso futuro.

NÃO EXISTEM CAMINHOS ... É CAMINHANDO QUE SE FAZ CAMINHOS.

Temos que buscar o caminho certo para uma UBT forte.                                                                
                                                                    
                                                                               Almir Pinto de Azevedo 
                                                                                 Pres. Estadual UBT - RJ

OBS: no site Falando de Trova, esse texto encontra-se no caderno "OPINIÃO"