O ANO DE 2013 FOI RICO DE VERSOS E RIMAS EM CANTAGALO.

                                                (interessante e importante depoimento de Ruth Farah, da UBT de Cantagalo/RJ)

     Além do Concurso Municipal de Poesias, os IX JOGOS FLORAIS e outros eventos, houve o apoio dos professores que se empenharam em difundir a arte trovadoresca nas escolas, participando do Concurso de Trovas e Quadrinhas para Estudantes, que realizo anualmente, pela UBT, através da ASSEXCA (Associação dos Experientes de Cantagalo), assistido por uma platéia numerosa.
 
     Envaideci-me ao visitar a Feira Pedagógica do Colégio Euclides da Cunha: Copiando nossos "moldes", havia um espaço com o I Mini Jogos Florais _ trovas nos painéis, cartela colorida oferecida aos visitantes... Para minha surpresa, uma peça teatral teve, por personagens, alguns  de nós trovadores caracterizados, falando de trovas. Várias Escolas da Rede Municipal nos convidaram para seus eventos literários, recebendo-nos com festa, declamando nossos versos, tirando fotos conosco e pedindo autógrafo. Depois, num desfile público, 15 Escolas homenagearam os trovadores cantagalenses conduzindo fotos e trabalhos do poeta escolhido.
 
     Reconhecendo o poder da trova na cultura e na sociedade, a Secretária Municipal de Educação se propôs a incluir a arte trovadoresca no Currículo Escolar a partir do próximo ano letivo.
 
     Tudo indica que esse entrosamento de mestres e alunos nesse sentido, vai resultar em verdadeira fábrica de novos talentos. Se a nobre e excelsa poetisa trovadora Amélia Tomaz aqui estivesse, muito se honraria de ver a preocupação do Governo Municipal com a cultura da sua terra natal.

      Na certeza de ter oferecido o melhor dos meus esforços em favor da "ROSA" neste ano que se finda, peço a Deus a felicidade de realizar o X JOGOS FLORAIS de Cantagalo, oferecendo momentos felizes aos irmãos trovadores, pois bem os merecem.   

 
Ruth Farah Nacif Lutterback
UBT de CANTAGALO/RJ