ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO
(texto de Flávio Roberto Stefani – presidente das UBTs Porto Alegre e Rio Grande do Sul. E também presidente do Conselho Nacional da entidade)
OBS: o texto abaixo foi divulgado no Informativo do Boletim Nacional da UBT nº 561/562, edição de abril/maio de 2015, página 05)

 

     A atual diretoria da UBT Nacional, no intuito de regularizar uma situação antiga na entidade, qual seja, a não atualização de seu CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - obrigatório a todas as empresas, entidades, associações, etc. do país, viu-se obrigada, com o apoio de todos os seus membros, a obter um novo número, agora no domicílio de sua Presidente, o Estado de São Paulo.

     Como se recorda, a UBT foi fundada por Luiz Otávio e seus companheiros, em 1966, no Rio de Janeiro, onde foi registrado o seu Estatuto (Registro Civil das Pessoas Jurídicas Álvaro César de Mello Castro Menezes - Protocolo 50.111/L-A/5,Ordem 18.300/L-A/8, data: 13.12.1967), tendo sido, logo após, feito o devido registro na Receita Federal.

     Ocorre que a atualização, com a devida entrega da Declaração de Rendimentos - mesmo que negativa - deve ser feita anualmente e isto, infelizmente, não foi feito. E, para piorar, teríamos que obter toda a documentação pessoal dos presidentes que sucederam Luiz Otávio, um trabalho realmente hercúleo, para não dizer quase impossível.

     A atual Diretoria resolveu então ir à Receita Federal e, aí, obter um novo CNPJ, que deve ser atualizado anualmente em SP, o que não interfere, de forma alguma, na história da União Brasileira de Trovadores, repetimos, fundada por Luiz Otávio, em 1966, na cidade do Rio de Janeiro, com uma história belíssima e rica de praticamente meio século, marcando definitivamente a presença do gênero poético TROVA na literatura brasileira.