“Falando  de  Trova” – Dez anos no ar! 

               Estamos comemorando dez anos de existência do site www.falandodetrova.com.br  Quando o iniciamos, em maio de 2005, não esperávamos tanto.  Hoje o site é reconhecido como grande divulgador da Trova e, mais que isso, é um veículo independente, com total autonomia para publicar ideias as mais antagônicas possíveis.

                A própria UBT Nacional, na gestão de Luiz Carlos Abritta (2011/2013) propagou incansavelmente o nosso endereço em seus boletins informativos mensais.

              Nosso site possuía, até o dia 18 de março de 2015, 1493 trovadores com página própria (que inclui pequena biografia e trovas); uma lista de aniversariantes com 1040 nomes, cuja divulgação é feita diariamente em sua página principal, no tópico: “Nascia um Trovador”.

           São quase mil concursos com todas as trovas neles premiadas, desde 1960, na página: “Trovas de Concursos”. Também divulgamos os concursos em andamento e os resultados com a maior rapidez possível, contando – para isso – com a preciosa colaboração dos organizadores dos mesmos.

            Na Seção: “Colunas & Colunistas”, há importantes comentários de trovadores renomados, da extirpe de Antonio Augusto de Assis, Izo Goldman e outros.

            O caderno “Biblioteca” conta com rico acervo, onde se destacam preciosidades como os conteúdos dos livros “Descantes” – 1907, com Adelmar Tavares & outros (o primeiro livro brasileiro de trovas); Coleção "Trovadores Brasileiros" - Editora Vecchi – 1959; Cantigas que vêm da Montanha - Rodolpho Abbud ; “1000 Trovas Psicografadas” e muito mais.  Ao todo, cremos que o site deva possuir mais de 60.000 trovas à disposição dos mais diferentes gostos e exigências.

            Eu: José Ouverney e meu filho: José Ouverney Junior, agradecemos a fidelidade dos que nos prestigiam e queremos que essa parceria tenha ainda muitos anos pela frente. Sentimo-nos muito felizes em poder desenvolver esse trabalho, cujo maior fruto talvez seja a alegria de filhos, netos de autores há muito tempo falecidos, ao verem publicados trabalhos que muitas vezes eles nem conheciam. São comuns os comentários do tipo: “Olha, essa é minha avó!”; “que saudade do papai!”. Gratificante demais.

            Nesse período de dez anos o site recebeu muitas colaborações de livros, de pessoas como, por exemplo: Flávio Stefani, Rodolpho Abbud, Tadeu Hagen, Izo Goldman (só ele doou 350 livros), Divenei Boseli, Therezinha Brisolla, Pedro Mello, Istela Gotelipe, Ester Figueiredo, etc.   E, especialmente neste ano de aniversário de dez anos, o poeta Antonio de Oliveira veio a Pindamonhangaba especialmente para nos doar um enorme acervo que compreende livros, Boletins Informativos e tudo mais que ele guardava por tantos anos.  E a UBT seção de São Paulo, presidida por Selma Patti Spinelli, enviou-nos a seguinte correspondência: 

“A Diretoria da UBT São Paulo deliberou conceder-lhe o título de ASSINANTE ESPECIAL DO INFORMATIVO SP (passaremos a receber mensalmente as edições do Informativo, sem qualquer ônus), COM TODOS OS DIREITOS INERENTES, tendo em vista os serviços prestados à TROVA e aos TROVADORES.
              São Paulo, janeiro de 2015 – SELMA PATTI SPINELLI

         Para coroar a festiva data, o site “Falando de Trova” irá realizar um concurso comemorativo, que é o segundo que realizamos. O primeiro foi no ano de 2010, quando completamos cinco anos.  Em breve divulgaremos o regulamento.

             Um forte abraço a todos. Estamos juntos!