Isto é Cultura (II)

http://www.falandodetrova.com.br/colunadethalmatavares

ISTO  É  CULTURA!  (II)
Por  Thalma Tavares
 

 QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA & CURIOSIDADES
 

Emprestar de:
  É comum a gente ouvir dizer: - "Emprestei dinheiro do Banco", "Emprestamos dinheiro do agiota para pagar a hipoteca’. É correto a gente empregar dessa forma o verbo Emprestar? Tem dúvidas? Então tome nota:
  O correto é dizer: - Tomei dinheiro emprestado ao Banco ou Tomamos dinheiro emprestado ao agiota. Quem pega o dinheiro que o agente financeiro empresta, toma emprestado. Quem pede, pede emprestado.
  Quando dizemos: - Emprestei dinheiro do Banco ou do agiota, damos a entender que emprestamos a alguém o dinheiro que tomamos emprestado a esses agentes. O que não é o certo.
  Quem empresta, empresta sempre a alguém. Isto quer dizer que o verbo emprestar, no sentido de favorecer a quem pede o empréstimo, deve vir sempre acompanhado de seus auxiliares pedir e tomar.  Exemplos: - Tomei dinheiro emprestado ao meu amigo. - Pedi emprestado ao amigo, o seu livro de História.
  Noutro sentido, podemos dizer: - Emprestei dinheiro ao meu amigo para ajudá-lo em sua dificuldade. Assim, quem empresta, empresta a alguém e não de alguém.
  Vamos, então, ficar atentos e procurar usar corretamente o verbo Emprestar.
 
CURIOSIDADES

O Caju e a Castanha    
  Afinal, qual é o fruto: o caju ou a sua amêndoa (castanha)?  Nascemos numa chácara, nos arredores do Recife, onde os cajueiros eram abundantes.  E como a maioria das pessoas, sempre acreditamos que o fruto do cajueiro era o caju e não a castanha. Depois de adultos, consultando as enciclopédias e os tratados de botânica, ficamos sabendo que o fruto do cajueiro é a castanha e não o caju propriamente dito.
  Segundo os botânicos, aquela parte carnosa, amarela ou vermelha, sumarenta e saborosa, que conhecemos como o fruto, é na verdade uma haste, também chamada pseudofruto, que sustenta a castanha. A castanha que é considerada o verdadeiro fruto do cajueiro, é fruto e semente ao mesmo tempo.
 
O significado dos nomes próprios
Benedito:
  Nosso leitor Benedito Franco Mello nos confessou que não está feliz com o seu nome. Acha-o comum e sem graça. Talvez ele ainda não saiba que é portador de um dos nomes de significado mais belo e mais espiritual que se conhece. 
Benedito vem do latim Benedictus, que quer dizer: “bendito, abençoado”, aquele de quem se fala bem, aquele que Deus aprova e abençoa.  
 
Acreditem e tomem nota, porque isto é cultura!

PORTUGUESA & CURIOSIDADES