http://www.falandodetrova.com.br/colunadethalmatavares
ISTO É CULTURA
(V)
por Thalma Tavares
QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA & CURIOSIDADES
"VEJE BEM, O TREINADOR QUER QUE A GENTE SEJE PONTUAL, QUE ESTEJE NOS TREINOS NO HORARIO MARCADO".
A frase é de um de futebolista de pouca instrução. Mas esses veje, seje e esteje, já os ouvimos da boca de muita gente, inclusive de alguns administradores de empresas, homens preparados nas universidades, o que prova o descaso que estas pessoas têm pelo idioma e por sua própria imagem. Ao jogador, dada a sua pouca escolaridade, perdoa-se o erro. Certamente ele não sabe que estas formas verbais não existem em nossa língua e erra por não ter estudado. Aos doutores, no entanto, diplomados inclusive para exercerem uma boa comunicação, não se deve perdoar o descaso.
Os verbos ver, ser e estar na primeira e terceira pessoa do singular do subjuntivo presente e na segunda do imperativo afirmativo, conjugam-se: veja, seja e esteja. As formas verbais veje, seje e esteje, repetimos, não existem na língua portuguesa.
O VERBO IMPREGNAR
Precisamos tomar cuidado com a pronúncia do verbo impregnar, especialmente das formas dos modos indicativo presente, subjuntivo e imperativo que são as mais usadas: impregno, impregnas, impregna, impregnam, impregne, impregnes, impregnem, que muitos pronunciam erradamente: impreguino, impreguinas, impreguina etc. Embora não levem o acento gráfico, devem ser sempre pronunciadas com o acento tônico recaindo sobre o pré: imprégno, imprégnas etc. Vamos, então, ficar atentos para a pronúncia correta destas palavras.
CURIOSIDADES
(O significado dos nomes próprios)
ELBA
É nossa leitora Elba Regina Martorelli quem pergunta o significado do seu nome. Elba é originado de Alba, versão germânica da palavra "Elfo" que é o gênio aéreo da mitologia escandinava e simboliza o ar, o fogo e a Terra. Alba é também o nome da ilha do mediterrâneo onde Napoleão Bonaparte foi exilado.
A TROVA DE HOJE
É de Arlindo Tadeu Hagen, trovador e poeta. Tadeu, como é conhecido por seus amigos e irmãos da UBT, é Magnífico Trovador em Nova Friburgo e detentor de centenas de prêmios obtidos nos concursos e jogos florais que se realizam anualmente no Brasil e em Portugal. Apreciem os leitores esta sua belíssima trova de cunho filosófico-educativo:
“Prefere sempre, meu filho,
a luta em vez da preguiça,
porque conquistas sem brilho
fazem brilhar a injustiça!”
Acreditem e tomem nota, porque isto é cultura!