Isto é Cultura (XIX) - Thalma Tavares

www.falandodetrova.com.br/colunadethalmatavares

ISTO É CULTURA!
(XIX)
Por  Thalma Tavares
 
QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA & CURIOSIDADES
 
ESTRESSE  e  CANSAÇO  FÍSICO
 
            Há muita gente confundindo estresse com cansaço físico.  A moça focalizada na reportagem sobre a vinicultura, em Petrolina, PE, disse à repórter, depois de dez horas de trabalho exaustivo colhendo uvas, que estava estressada  Na verdade ela estava  cansada pelo esforço físico despendido durante todo o dia. O cansaço só vira estresse quando vem de longo período e não é compensado pelo repouso, pelo descanso e por uma boa alimentação.
            Estresse, do inglês stress, segundo o "Novo Aurélio", é um conjunto de reações do organismo de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar-lhe a homeóstase (tendência à estabilidade do meio interno do organismo); estricção. Traduzindo em miúdos:  o estresse é um desequilíbrio psíquico-orgânico produzido por vários fatores, entre os quais situam-se a estafa mental, o excesso de preocupações, as pressões psicológicas exercidas por fatores externos como a incerteza de saldar compromissos assumidos, a insegurança com relação ao futuro, o medo provocado pela violência, a proliferação do crime, do banditismo, a corrupção reinante no país, a necessidade de consumo "criado" pela mídia e a impossibilidade que a maioria da população tem  para atender a todas as exigências da chamada vida moderna. Tudo isto pode produzir o estresse que, não compensado pode evoluir para um mal maior.
            Em resumo:  estresse não é cansaço físico. Se você estiver cansado porque trabalhou muito ou fez esforço físico além do normal, não diga nunca que está estressado. Diga apenas que está cansado ou fatigado.
 
O  DENGUE   ou  A  DENGUE?
 
            Tanto faz.  Se você se refere ao mal causado pelo mosquito Aedis Aegypti poderá dizer o dengue.  Se fizer menção à moléstia ou à doença terá que dizer a dengue.
            O nome dengue dado à doença é de origem espanhola e quer dizer: manha, melindre, requebro, choradeira de criança, faceirice, brejeirice feminina:  "A mulata dengosa, passava no seu vestido justo, rebolando-se toda,  mexendo com o juízo de moços e velhos".
 
CURIOSIDADES
 

O Significado dos Nomes Próprios
 
            BENEDITO
 
            Vem do latim: Benedictus, que quer dizer "bendito, abençoado", aquele de quem todos dizem boas coisas, de quem todos falam bem.  É um nome originado na Idade Média. São Benedito, santo daquela época, era conhecido como  "O Santo Mouro" por causa da cor escura de sua pele. Os mouros eram árabes da cor escura, originários da Mauritânia, também conhecidos como mauritanos, mauros ou sarracenos.  Mouro tornou-se sinônimo de  infiel, de quem não é batizado, não é cristão  ou não tem fé.
            Acredite e tome nota, porque isto é cultura!