NORMAS DO III CONCURSO DE TROVAS DA SEÇÃO RECIFE DA UBT 2021
A finalidade deste Concurso é a produção e divulgação da Trova. Para participar do mesmo, tenha em mente que só será considerada trova, um poema de quatro versos, todos heptassílabos (sete sílabas poéticas), contadas até a última sílaba tônica de cada verso, com sentido completo, rimando o terceiro com o primeiro verso e o quarto com o segundo. (ABAB)
Permite-se até 02 (duas) Trovas inéditas por tema para todos os âmbitos e modalidades. Não há temas diferentes para as categorias Veteranos ou Novos Trovadores.
As Trovas devem ser enviadas no idioma português.
A palavra-tema do Concurso deve constar no corpo da Trova.
Fiel depositário – Adilson Costa (Concurso Nacional / Internacional)
Fiel depositária – Madalena Ferrante Pizzatto (Concurso Estadual)
Modalidades:
Lírica ou filosófica (L/F)
Humorística (H)
TEMAS:
Nacional / Internacional (L/F) = PAIXÃO
Nacional / Internacional (H) – FOFOCA
Estadual – (L/F) = AMOR
Estadual - (H) = FOFOCA
Categorias
VETERANO – Quem já obteve, até a data de divulgação deste concurso, pelo menos três classificações em concursos nacionais, reconhecidos pela UBT, na modalidade a que concorre. NOVO TROVADOR – Quem ainda não é veterano
Modo de Envio:
Por envelope:
III Concurso de Trovas da UBT Recife
Caixa Postal 8905, Recife - PE
CEP 52050-970
Por e-mail
CONCURSO NACIONAL
- Fiel Depositário – Adilson Costa
E-mail – adilsonmcostas@hotmail.com
CONCURSO ESTADUAL
- Fiel Depositária – Madalena Ferrante Pizzatto
E-mail - madalenaferrantepizzatto@gmail.com
Assunto do e-mail - Colocar "III Concurso de Trovas da UBT Recife"
LEMBRETES:
1 - O tema, a trova, categoria, âmbito, nome, endereço completo, e-mail e telefone, deverão constar no corpo do email. NÃO ANEXAR ARQUIVO.
2 – Caso vá concorrer com mais de uma trova, NÃO ENVIAR uma trova em cada email. Enviar todas as trovas de cada modalidade no mesmo email. Todas as trovas líricas ou filosóficas, em um e-mail e todas as trovas humorísticas, em outro.
3 – Acima das trovas colocar o âmbito, o tema e a categoria
4 - Abaixo das trovas colocar NOME, ENDEREÇO COMPLETO, E-MAIL e TELEFONE COM O DDD.
Prazo = só valerão as trovas que chegarem até às 23h 59 do dia 31.07.2021 ou que tenham sido postadas nos Correios até esta data.
******************
OBSERVAÇÕES:
1. As trovas recebidas por e-mail serão copiadas para o coordenador da Comissão Julgadora, sem o nome nem o endereço do concorrente.
a) O simples envio dos trabalhos autoriza a publicação das trovas que não tenham sido eliminadas pela Comissão Julgadora.
b) Trabalhos com palavras de baixo calão, pejorativas, preconceituosas, ofensivas, em qualquer contexto, serão automaticamente desclassificadas.
c) Não serão aceitas trovas escritas em caixa alta nem iniciando os versos com letra maiúscula, exceto o verso inicial ou em algum caso que justifique a maiúscula.
d) Não serão aceitas trovas manuscritas em caso de envio por envelopes nem tampouco em letras de forma. Devem ser digitadas ou datilografadas.
e) Só se aceitam rimas perfeitas.
f) O não cumprimento de quaisquer dos itens acima descritos implicará na desclassificação automática da trova.
2. Nas trovas enviadas por envelope, colocar no Remetente apenas "Luiz Otávio" e repetir o mesmo endereço do destinatário.
3. O tema do Concurso deve constar no corpo da Trova.
4. Moradores de Pernambuco NÃO PODEM CONCORRER no concurso nacional (L/F). Só no estadual.
5. Prazo: Até 31 de julho de 2021 enviar por e-mail ou por envelope (data do carimbo dos Correios).
6. CLASSIFICAÇÕES:
No Concurso Nacional:
5 vencedores e 5 menções honrosas para cada um dos temas, e categorias (Veteranos e Novos Trovadores). É possível que se estendam ainda 5 destaques.
No Concurso Estadual:
5 vencedores (Não haverá distinção entre Novos Trovadores e Veteranos). É possível que se estendam ainda 5 menções honrosas.
Também não haverá distinção entre Novos Trovadores e Veteranos no concurso de trovas humorísticas.
7. PRÊMIOS:
Trovas: Diplomas aos classificados de cada tema/categoria. Os diplomas serão enviados por e-mail. Não haverá solenidade de entrega.
O que é o Sistema de Envelope?
a) Datilografar ou Digitar APENAS o TEMA e a TROVA na face externa de um pequeno envelope de cor branca (aproximadamente 8cm x 11cm) e não transparente. Em caso de Novo Trovador acrescentar abaixo da Trova – Novo(a) Trovador(a)
Se não encontrar um envelope BRANCO, com o devido tamanho, confeccionar um. Não serão aceitos envelopes de cor diferente da BRANCA.
b) Colocar dentro desse envelope uma papeleta com nome e endereço completos do(a) autor(a) da Trova, e-mail, telefone e assinatura, e lacrar o envelope para manter o sigilo exigido nos concursos. Por esta razão, o envelope não pode ser transparente. Não é pra selar esse envelope PEQUENO.
c) Colocar esse envelope, depois de pronto, dentro de outro maior, e remeter para o endereço do concurso. Como remetente, colocar sempre "Luiz Otávio" e repetir o endereço do destinatário. Cada envelopinho só deve conter uma trova. No envelope maior, podem ser colocados todos os envelopinhos contendo as trovas participantes. Sejam elas apenas humorísticas, apenas líricas ou filosóficas, ou todas.
d) Caso vá concorrer com mais de uma Trova, todas poderão ser enviadas juntas, ou seja, cada qual em um pequeno envelope e todas dentro de um único envelope maior.
e) as trovas a serem enviadas para os concursos deverão ser inéditas, ou seja, não poderão ser trovas já premiadas nem já publicadas em nenhum meio, seja físico ou digital. E devem ser em língua portuguesa.
f) O tema do Concurso deve constar no corpo da Trova.
g) trovas enviadas para o concurso e não premiadas, poderão, a critério dos organizadores, serem publicadas posteriormente, com atribuição da respectiva autoria. Neste caso, não caberá ao autor, qualquer tipo de remuneração por parte dos organizadores nem qualquer tipo de retribuição a título de pagamento.
h) O não cumprimento de quaisquer dos itens acima descritos implicará na desclassificação automática da trova.
Recife, 17 de abril de 2021.