I CONCURSO ”TAMBORES DA POESIA” DE TROVAS E DECATROVAS
1 - O I CONCURSO “TAMBORES DA POESIA” DE TROVAS E DECATROVAS é promovido pelo Site “Tambores de Poesia”, coordenado pelo poeta Messias da Rocha e com o apoio da Seção da UBT (União Brasileira de Trovadores de Juiz de Fora – MG. O concurso tem por finalidade descobrir novos talentos e divulgar a poesia através TROVA e da DECATROVA.
2 – A TROVA é uma composição poética de quatro versos heptasílabos (sete silabas poéticas) contados até a última sílaba tônica, com rimas obrigatórias do 1º com o 3º versos e do 2º com o 4º, (ABAB), sendo que os mesmos deverão expressar, em seu conteúdo, um pensamento completo.
Exemplo de trova:
Sempre o povo impõe seu veto,
quando a cegueira de um rei
cria trevas por decreto
e apaga as luzes da lei.
Messias da Rocha
3 – A DECATROVA é uma composição poética de quatro versos decassilábicos (dez silabas poéticas) contados até a última sílaba tônica, com rimas obrigatórias do 1º com o 3º versos e do 2º com o 4º, (ABAB), sendo que os mesmos deverão expressar, em seu conteúdo, um pensamento completo. Apesar de não ser uma novidade nas composições poéticas, a decatrova talvez tenha de novidade apenas o nome que lhe damos agora, por ser pouco utilizada e divulgada.
Exemplo de decatrova:
A chuva que me traz lembranças dela
caiu a noite inteira de tal jeito
que, ao bater na vidraça da janela,
escorreu para dentro do meu peito.
Arlindo Tadeu Hagen
4 - O concurso tem também caráter Internacional, Nacional e regional, podendo dele participar poetas e trovadores dos países de Língua Portuguesa.
5 - Tema Nacional e Internacional para o segmento (Veteranos e Novos Trovadores), na categoria das DECATROVAS: CORAGEM
6 - Tema Nacional e Internacional para o segmento (Veteranos e Novos Trovadores), na categoria das TROVAS: MEDO
7 - Tema regional (Trovadores e poetas de Juiz de Fora e Zona da Mata) para o segmento (Veteranos e Novos Trovadores), na categoria das DECATROVAS: AFLICÃO
8 - Tema regional (Trovadores e poetas de Juiz de Fora e Zona da Mata) para o segmento (Veteranos e Novos Trovadores), na categoria das TROVAS: ALÍVIO
9 – Todos os trabalhos do segmento Nacional/Internacional poderão ser inscritos no site www.tamboresdapoesia.com.br ou enviados pelo Correio. O site já disponibiliza ficha prática para a inscrição que cairá diretamente no email zegute@yahoo.com.br do fiel depositário Cezar Augusto Defilippo, em Astolfo Dutra - MG. Os trovadores que optarem por enviar seus trabalhos pelo sistema de envelopes, deverão enviar seus trabalhos para:
CÉZAR AUGUSTO DEFILIPPO
Rua Paschoal Defilippo, 33 - Vila Paschoal
36.780.000 - ASTOLFO DUTRA- MG
Caixa postal 03
9 – Todos os trabalhos do segmento Regional, também, poderão ser incritos no site www.tamboresdapoesia.com.br ou enviados pelo Correio. O site já disponibiliza ficha prática para a inscrição que cairá diretamente no email andreamottactba@gmail.com da fiel depositária Andréa Motta em Curitiba - PR. Os trovadores que optarem por enviar seus trabalhos pelo sistema de envelopes, deverão enviar seus trabalhos para:
ANDRÉA MOTTA
Av. prof. Fernando Moreira, 370 - Centro
80410-120 - CURITIBA - PR
10 – Os concorrentes que optarem pelo sistema de envelopes deverão mencionar como remetente: LUIZ OTÁVIO, repetindo o endereço do destinatário.
11 - Cada participante dos segmentos Nacional/Internacional, Novos Trovadores, ou Local poderá enviar 1(UM) trabalho em cada categoria.
12 - O prazo limite para recebimento das trovas, para os segmentos nacional/internacional e local, será o dia 31/05/2022. (Será considerada a data de chegada, para os participantes pelo sistema de envelopes. Portanto, devem enviar seus trabalhos com pelo menos 15 dias de antecedência ao vencimento do prazo.)
13 - Serão classificadas 15 (quinze) trovas e 15 decatrovas nos segmentos veteranos e 5 (cinco) trovas e 5 (cinco) decatrovas no segmento dos Novos Trovadores.. Cinco VENCEDORAS, cinco MENÇÕES HONROSAS, e cinco MENÇÕES ESPECIAIS nos segmentos Nacional/Internacional e Regional. No segmento dos Novos Trovadores serão classificadas 5(cinco) VENCEDORAS.
14 - Para o julgamento serão constituídas duas comissões julgadoras. Uma formada por trovadores de reconhecido mérito e pertencentes à UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES – UBT- Seção de Juiz de Fora podendo contar, também, com integrantes de outras entidades literárias da cidade, para julgamento dos segmentos nacional/internacional. Outra formada por trovadores pertencentes à UBT de outros estados para julgamento do segmento Regional.
15 – Serão concedidos diplomas a todos os classificados. Não haverá cerimônia de encerramento e os diplomas serão encaminhados via internet ou correios.
15) – Ao inscreverem suas trovas os participantes concordam com os termos deste regulamento, liberando automaticamente sua publicação e uso pelos organizadores.
16- A decisão dos julgadores será soberana e irrevogável.
Maiores informações pelos e-mails:
toni.rochafilho@gmail.com e ubtjuizdefora@gmail.com
Ou pelos telefones (32) 98881-4900 , (32) 98444-4810
FONTE: UBTN presidência nacional