Isto é Cultura IX - Thalma Tavares

ISTO É CULTURA!
(IX)

Por  Thalma Tavares (22.05.2015)

 

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA & CURIOSIDADES
 
Assistir o jogo ou Assistir ao jogo?
 
É comum o emprego desse verbo nas acepções acima. Com o sentido de ver, de ser espectador de um evento qualquer, assistir torna-se verbo transitivo indireto que aceita apenas o complemento pronominal a ele e suas variações. Exemplo correto:
(1) Assisti ao jogo.  (2) Assisti a todos os filmes que a escola indicou. (3) O desfile foi bonito, o bairro inteiro assistiu a ele.
 
Quando assistir tem o sentido de ajudar, de auxiliar, de socorrer, de prestar assistência material ou espiritual a alguém, torna-se transitivo direto e aceita apenas como complemento  o  e suas variações. Exemplo correto:
(1) durante a revolução, o sapateiro assistiu o médico no socorro aos feridos, e o assistiu muito bem.  (2) O criminalista assistiu o réu e o fez graciosamente, sem interesse pecuniário.
 
O verbo assistir pode ser usado também com o significado de caber.  E aí é transitivo indireto, exigindo o pronome  lhe, lhes,  como complemento. Exemplo correto:
(1)  A educação é um direito que assiste  ao  povo.  (2) Reclamar é um direito que lhe assiste. (3) Assiste ao Presidente o direito de desempatar qualquer pendência pelo voto de Minerva.
 
Se prestarmos atenção a estas simples regras, veremos que não é difícil empregar corretamente o verbo assistir em qualquer acepção.
 

A TROVA DE HOJE

           
            É de José Tavares de Lima, poeta e Magnífico Trovador em Nova Friburgo. É natural da Paraíba, radicado em Juiz de Fora-MG. Suas belíssimas trovas, admiradas por todos, fizeram-no detentor de inúmeros prêmios nos diversos concursos de trovas da UBT, em todo o Brasil. Prova-o esta inspiradíssima trova extraída de seu livro “Vozes do Coração”, editado em 1995:
 
         “Se a sorte não me convida,
         teimoso, forças concentro
e entro na festa da vida
como “penetra”... mas entro!...”
 
Acreditem e tomem nota, porque Isto é Cultura.