MORRE LOUREIRO
(foto de novembro/2009)

     

 

O mundo trovadoresco está abalado com o passamento de Milton Nunes Loureiro, presidente da UBT, seção de Niterói por mais de 30 anos, que acabara de coordenar e comandar o cerimonial de encerramento dos XL Jogos Florais de Niterói, no final de novembro de 2010. 

     Milton, nascido em 09 de junho de 1923 em Campos/RJ, domiciliado em Niterói, já estava adoentado mas parece que reuniu forças até onde não tinha para levar a bom termo a conclusão de 40 anos desses Jogos Florais que, para ele e para toda a população da Trova, eram uma data por demais significativa. Representava o fechamento de quatro décadas fazendo o que mais gostava. E foi-lhe concedido o Alvará para tal missão.

     O Delegado de Polícia, o jornalista, o radialista, o chefe de família, o poeta/trovador, todos eles se renderam à Vontade Suprema. Aos 87 anos, Milton Nunes Loureiro, que tinha - por tradição - lançar em seu livro de resultados os nomes de todos os trovadores e amigos da Trova falecidos nos doze meses anteriores à realização do Concurso, por uma estranha ironia, não sabemos se terá o seu inscrito no mesmo espaço, uma vez que, agora, a realização dos XLI Jogos Florais passa a ser uma incógnita. O grau de dificuldade para a concretização de um evento de tal porte é imenso. Talvez os amigos, em homenagem póstuma, resolvam tocar em frente a empreitada mas, com a "marca Milton" isso já não será possível. Ele agora está versando em outra esfera.

     Quis o destino - querendo agraciá-lo, talvez - que o comandante Loureiro alçasse voo no mesmo dia e mês que o seu ídolo, e ícone da Trova, Luiz Otávio, que há 34 anos, nessa mesma data, encerrava sua missão terrena. Esse 31 de janeiro que, rico em homenagear grandes vultos da Trova, também é a data de nascimento de dois "Magníficos Trovadores: José Maria Machado de Araújo (falecido em outubro de 2004) e Edmar Japiassú Maia (felizmente, aqui entre nós), além do extraordinário trovador e caricaturista Jaime Pina da Silveira, da UBT SP, dentista, como Luiz Otávio, e também nascido nesta data.  Como se vê, esse é um dia do calendário, para passar para os anais da Trova.

     À família enlutada e também à "entidade UBT", da qual Milton Nunes Loureiro sempre foi, galhardamente, um de seus mais brilhantes generais, as manifestações de pesar do site www.falandodetrova.com.br

     Encerramos a modesta citação, com uma trova de nossa autoria, que visa unicamente prestar justiça a todos aqueles que se desviam de sua trajetória normal para mergulharem de corpo e alma em uma causa que pode trazer muito gozo mas, muitas vezes pode lhes causar, também, sequelas de consequências imprevisíveis:

Uma Entidade se impõe,
não por ser rica ou ser bela,
mas, pelo amor de quem põe
sua vida dentro dela!
JOSÉ OUVERNEY

....................................................................