O adeus a Venceslau Olival

O ADEUS A VENCESLAU OLIVAL

Faleceu no dia 15 de outubro de 2020 em Nova Friburgo o trovador VENCESLAU OLIVAL, figura queridíssima devido ao seu carisma e enorme bondade.
Venceslau nasceu em Vila Real - Portugal em 07 de março de 1929. Radicado em Nova Friburgo, há poucos anos veio a conhecer a Trova através de Elisabeth Souza Cruz. Com ela desenvolveu intensa amizade e encaminhou seu aprendizado sobre os macetes da Trova Literária. Pouco tempo depois já começava a ver seu nome nas listas de classificados em diversos concursos de âmbito nacional.  Mas a grande festa mesmo se dava por ocasião dos Jogos Florais de Nova Friburgo. Olival comparecia, levando com ele talvez mais de duas dezenas de parentes, entre filhos, netos, bisnetos, genros, noras, sobrinhos/as, etc. Sempre que chamado ao palco, era efusivamente ovacionado, o que, com o correr dos anos, acabou se tornando uma atração à parte. Todos torcendo pelas vitórias do Venceslau, para presenciar as grandes comemorações familiares.  E não pensem que ele vencia por acaso. Mesmo tendo começado tarde, ele se revelou um trovador talentosíssimo, tanto no humor quanto no lirismo, conforme bem o comprovam estes dois exemplos a seguir:

 
 
Para brigar com mulher
tem que entrar de sola nela...      (3º Lugar Nova Friburgo 2019)
Negue tudo o que ela quer
e pergunte a idade dela!
 
Ela aumenta com a idade
e a mim chega todo dia...
Essa invasão da saudade,        (Nova Friburgo 2020)
fitando a cama vazia!
 
     Missão cumprida, lá se vai nosso querido Venceslau Olival, cumprir outras missões em territórios divinos. Deixando entre nós uma saudade sem fim!