Na foto, da esquerda para a direita, estão Maria Lua, Edmar Japiassú, João Paulo, Aparecida (esposa do Hermoclydes Siqueira Franco), meu filho José Ouverney Junior e eu. Uma comunhão de poetas de Pinda e do Rio de Janeiro
O que pode uma foto nos proporcionar!… Repassando meus álbuns de fotografias, deparei-me com esta que, no mesmo instante, reacendeu a emoção vivida naquele sábado, 04 de setembro de 2004. Era o quarto concurso de trovas que eu promovia em Jambeiro (cidade onde eu trabalhava e permanecia de segunda a sexta-feira), em parceria com a Prefeitura Municipal que, à época, tinha o Geraldo Coelho como Prefeito, o Altemar Mendes como Vice-Prefeito e o Túlio Vilhena como Secretário Municipal.
A casinha da foto, eu a alugava. Sabia que iriam chegar alguns trovadores de longe, para o evento, mas não imaginava a hora em que chegariam. E também já havíamos reservado suas dependências na única pousada, que ficava junto à Praça Almeida Gil. Estava eu, portanto, tranquilamente ultimando os detalhes do evento quando, “de repente, não mais que de repente”… vão entrando pela porta da sala o Edmar Japiassú, a Maria Lua, o Hermoclydes Siqueira Franco e sua esposa Aparecida,mais o meu irmão João Paulo.
Não imaginam que surpresa gostosa. Surpresa, para ser boa, tem que ser assim: pegar a casa desarrumada, coisas pelo chão, chinelo de dedo no pé, cabelos de qualquer jeito. Mas o sorriso espalhado pela cara compensa tudo. A explosão do abraço franco, o cafezinho na chaleira. Não tem coisa melhor! Nada de pompa, de rebuscados discursos, de quilométricas exibições de currículos, de tratamentos diferenciados. Troca-se o “você” por você” e está tudo resolvido. Pra mim, encontro de trovadores tem que ter autenticidade, que é nosso legítimo selo de garantia. E durante a cerimônia essa autenticidade se manifesta, porque já existe o vínculo “pré-solenidade”.
Foi uma festa maravilhosa! Simples, como os que ali estavam. Pura, como o ar de Jambeiro, pitoresco recanto encravado entre as montanhas, fazendo divisa com Caçapava, São José dos Campos, Paraibuna, Redenção da Serra, Jacareí e Santa Branca. Mas… um encontro para não se esquecer jamais. E essa foto foi tirada com rara felicidade, expressando um momento especialíssimo para os que dele participaram.
Por que fui me lembrar disso agora? Boa pergunta! E uma explicação também muito justa. Por dois motivos. 1º) Quem tirou a foto foi justamente o Hermoclydes: grande poeta e grande amigo, falecido nesse 08 de agosto de 2012. 2º) Acabo de saber que, oito anos depois, a dupla Geraldo Coelho/Altemar Mendes acaba de ser eleita para a Prefeitura de Jambeiro, com a única diferença de que, agora o Altemar será o Prefeito e Coelho o Vice.
Quem sabe, com isso, a Trova não voltaria a frutificar em Jambeiro? É esperar pra ver!