[NOTA ELUCIDATIVA] = O texto abaixo compõe o editorial do Boletim Nacional da UBT - União Brasileira de Trovadores, edição de setembro de 2011, que foi gentilmente enviado ao "Falando de Trova" por um trovador amigo.
PALAVRAS DE DESENCANTO
É triste, meus Irmãos na Trova, muito triste o momento que a nossa UBT, vez ou outra, como agora, atravessa ! Criada com tanto amor e seriedade, com tanta dedicação e zelo, pelo seu idealizador, nós a vemos hoje invadida por intrigas internas e desencontros, que favorecem passos invasivos dos que levantam bandeiras para vingar antigas frustrações provocadas por eles mesmos. E nessa confusão de flâmulas acenadas sem maior responsabilidade, vão sendo envolvidos nomes que não queriam ser envolvidos e vão sendo feitas acusações atabalhoadas dos que matam sua sede perturbadora, em fontes convenientes.E, nesse ninho de gatos, acabam mergulhando os menos avisados, que se aproximam da Trova atraídos por seus encantos e com a melhor das intenções acabam sofrendo influências negativas advindas dessas causas que de todo não conhecem, mas que lhes são intempestiva e diretamente apresentadas, sem maiores responsabilidades.
Por que, quando há uma meta séria, não ir discreta e diretamente aos alvos certos que podem oferecer a resposta certa ? Por que não buscar esclarecimentos, no lugar adequado, com as pessoas credenciadas, sem tirar deduções precipitadas e condenatórias, sem lances velados de desafogo pessoal, procurando a verdade onde ela está, e sempre esteve, ao dispor de todos e sem véus?
E o que é muito importante, sem envolver ninguém, deixando em paz a entidade que tanto usufrui, e que deve ser amada e respeitada?!
Expor fatos negativos na Internet, é dar provas que o ego superou a ética, o respeito fraterno ! Assim é que os incidentes vão se somando, atrapalhando os que trabalham pela UBT e aumentando o desencanto!
Carolina Ramos
Presidente do Conselho Nacional da UBT