Perdemos Maria Thereza Cavalheiro - 03.09.2018



"Caro Ouverney

                       Visitamos em seu belo site a publicação sobre “O Paladino da Trova”, que saiu muito bem.

                       Espero ter-lhe feito justiça, pois o estimado Amigo faz um belíssimo trabalho.

                       Como prometido segue uma nova coluna, com texto primaveril.

                       Desejando que só de  rosas sejam todos os seus caminhos, aqui fica, por ora,

                                                                          Maria Thereza"

 
     OBS: O email acima, Maria Thereza me enviou no dia 30 de agosto de 2018, poucas horas antes de sua partida



========================================


 
     PERDEMOS MARIA THEREZA

(texto de José Ouverney, escrito em 02.09.2018)

 
     Que privilégio tê-la conhecido!  Se não pessoalmente, quantos emails e cartas trocamos!  Durante três agradáveis anos ela alimentou a coluna "Herança Poética", em nosso site www.falandodetrova.com.br onde abordava temas do mês, com trovas de autores falecidos, como forma de não nos esquecermos daqueles que se foram.

     E agora ela também se foi. Maria Thereza Cavalheiro! Pra quem não sabe, foi uma das pessoas que mais divulgaram a Trova e os trovadores no Brasil. Com suas colunas espalhadas por jornais e revistas, sua grande preocupação sempre foi homenagear os irmãos de ideais, com palavras generosas e divulgação de seus versos. Ainda agora, dia 28 de agosto, enviou-me um texto sobre a minha pessoa e o meu trabalho, conforme por ela citado no email acima. Falei-lhe do meu constrangimento em divulgar elogios a mim mesmo. E ela retrucou: "Não se sinta constrangido ao publicá-la: sou eu quem faz o depoimento!!! E só digo verdades!"   Quanta generosidade!

     E em 31 de agosto enviou-me a matéria que costumeiramente me enviava no último dia de cada mês: "Trovas sobre Rosa".  Sua derradeira contribuição para o site.

     Menos de dois dias depois, na manhã de 02 de setembro de 2018, Maria Thereza também se transformou em rosa e foi perfumar os jardins celestiais. Dizer o quê?  Estou em choque. Não é nada fácil saber que nessa disputa de "queda de braço" com Deus não temos chance alguma. Ele decide e pronto.

     Maria Thereza Cavalheiro nasceu na capital paulista, onde também veio a falecer, aos 89 anos. Fundadora e presidente da UBT Seção de São Paulo entre 1969 e 1976. Um nome que permanecerá entre nós. Como sinônimo de saudade...

     Encerro estas simples palavras com uma trova de sua própria lavra, que nos foi enviada por sua prima e fiel escudeira até o fim, Amaryllis Schloenbach:



 
              Morte é vida superior,

              e partiremos felizes

              se puder sempre uma flor

              brotar de nossas raízes.

       MARIA THEREZA CAVALHEIRO

              25-01-1929   + 02-09-2018