(ilustração de Jaime Pina da Silveira)
QUEM É O TROVADOR CAMPOS SALES

(texto de Maria Thereza Cavalheiro)

 
            CAMPOS SALES não é apenas conhecido como cantor, músico, compositor e ator sertanejo, mas é também autor de belas trovas literárias, com que obteve muitos prêmios pelo Brasil e no exterior.

            Atualmente, tem um parceiro com as suas mesmas qualidades – Pedro Ornellas, ambos também humoristas. Nesse gênero, já receberam o título de “Magnífico Trovador”, da União Brasileira de Trovadores de Nova Friburgo/RJ e Campos é membro da Seção Municipal de São Paulo, dessa entidade de âmbito nacional.

            Campos Sales e Pedro Ornellas formam a dupla “Trovadores do Campo”, com dois CDs pela Gravadora Chororó. A maioria das faixas, de autoria de ambos, pode ser também conhecida pelo site www.trovadoresdocampo.com.br ou pelos shows que realizam.

            Campos Sales é natural de Lucélia-SP e foi “criado de pés descalços na lama das margens do rio Paraná e nos riachos do Pantanal”, de que guarda muitas lembranças. Conta-nos que aprendeu a tocar violão observando seu pai, que “com outros violeiros se ajuntava em volta da fogueira para cantar modinhas”.

            Fez, aos doze anos, dupla com seu irmão Nizinho, a qual nos 50 fez muito sucesso em diversas cidades do “hinterland” paulista. Aos dezessete, Campos Sales e o mano passaram para o elenco da Rádio Record, junto a Torres e Prudêncio, Torrinha e Cascatinha, Cascatinha e Inhana, Adoniran Barbosa e outros.

            Depois, com Tonico e Tinoco, aprenderia arte dramática e cômica, e passou a pertencer ao cast formado pelos irmãos François e Carlito Martins. Com Tonico e Tinoco viajou por muitos Estados por longo tempo, interpretando peças como “Chico Mineiro”, “Luar do Sertão”, “Madrasta” e outras.

            Campos Sales conta-nos ainda que foi um dos pioneiros a participar do programa “Viola Minha Viola”, de Inezita Barroso, dona de poderosa e bela voz, ao qual foi levado pelo renomado compositor João Pacífico, com quem fez as músicas “Meu Cantinho” e “Caboclinha Rosa”.

            Nessa época, Campos Sales e João da Serra formavam a dupla “As Vozes com Gosto de Saudade”, que se apresentou no programa de Inezita em várias cidades do Interior de São Paulo.

            Assim, toda a vida de Campos Sales tem sido dedicada à arte, e aprecia muito a música de raiz. Seu endereço: Rua Jaguapitã, 257, Cep 04251-060, São Paulo-SP. Shows podem ser marcados pelos telefones (011) 2940-4255 e (011) 2555-8003 ou pelos emais ostrovadoresdocampo@pop.com.br e pedroornellas@uol.com.br