MARIA NASCIMENTO, rica presença na trova carioca

(texto de Renato Alves)

 
     Maria nascimento, ícone de amor à Trova nacionalmente reconhecido, está programando sua volta às origens alagoanas. O conhecido sentimento nordestino de apego ao torrão natal e o amor à família pesaram forte em seu coração. Neste final de ano, ela vai deixar a "Cidade Maravilhosa" onde construiu uma vida inteira de conquistas em anos profícuos de amadurecimento pessoal e profissional.

     Membro do GBT-Guanabara em 1965 e signatária da ata de fundação da União Brasileira de Trovadores, Maria Nascimento dedicou uma atenção integral ao cultivo da Trova durante toda sua vida no Rio de Janeiro. Além de premiadíssima trovadora, é advogada de profissão, poetisa, sonetista, cronista e preside, desde 2005, com invejável competência, a Seção municipal do Rio de Janeiro, ocupando também o cargo de Presidente Estadual da UBT-RJ. Este ano, por motivos de saúde e de ordem pessoal, desistiu de concorrer à reeleição.

     Suas atividades para promover a Trova foram o foco principal de sua atuação, muitas vezes com sacrifício pessoal e financeiro. Promoveu meritória política de integração e bom relacionamento com outras entidades literárias prestigiando-as com sua filiação e presença aos saraus e reuniões. Por suas mãos, ingressei na UBT, em 2005, em agradecimento à sua valiosa ajuda na promoção dos concursos que organizei durante 14 anos no Colégio Estadual Mar. João Baptista de Mattos e que me abriram os caminhos para o mundo da Trova. Do entusiasmo contagiante herdado do núcleo inicial da UBT (Luiz Otávio, Élton Carvalho e outros), ela conseguiu passar-me uma fração, o que me fez aceitar assessorá-la com o
melhor de meus esforços. E, por sentir que ela ainda conserva esta carga de entusiasmo pela trova, é que sei que não tardaremos a receber qualquer dia, de Maceió, a notícia da fundação de uma nova seção da UBT em solo alagoano.

     Boa viagem a Maria Nascimento, nossa Presidente de Honra!

     Muito obrigado por ter enriquecido nossa cidade do Rio de Janeiro por tanto tempo com sua presença edificante e repartido a grandeza do seu
talento conosco, seus irmãos-trovadores.
-----------------------------------------------------------------

NOTA = O prof. Renato Alves é vice-presidente administrativo da UBT, seção municipal do Rio de Janeiro.