HOMENAGEM AO 10 DE JUNHO - DIA DE PORTUGAL, DE
LUIS DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
Em promoção conjunta da Diretoria Cultural do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte e da União Brasileira de Trovadores-Seção de Belo Horizonte-UBTBHte., é tornado público o CONCURSO DE TROVAS com o objetivo de homenagear o DEZ DE JUNHO – DIA NACIONAL DE PORTUGAL, DE LUÍS DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS existentes no Mundo.
TEMA: - Para os trabalhos poéticos o tema é a palavra CAMÕES (valendo termos correlatos como camoniano, etc.), em lembrança do grande poeta divulgador da Língua Portuguesa e dos desco-brimentos portugueses.
LIMITE E FORMA: - O Concurso é aberto a poetas, trovadores ou não, podendo cada partici-pante concorrer com até 02 (DUAS) trovas inéditas, de natureza lírica ou filosófica pelo sistema ABAB, isto é, com rima entre o 1º (primeiro) e o 3º (terceiro) versos e entre o 2º (segundo) e o 4º (quarto), sendo todos setissilábicos e de sentido completo.
REMESSA: - Para remessa dos trabalhos, deverá ser observado o sistema de envelopes, isto é, as trovas deverão ser escritas na parte externa de um envelope pequeno (8x15 cm), que conterá em seu interior os dados do autor e que, devidamente fechado, deverá ser colocado em um envelope maior endereçado para
DIRETORIA CULTURAL DO CENTRO DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA DE BELO HORIZONTE – CONCURSO DE TROVA -
Rua Curitiba, n° 746, 1º. andar - CEP 30.170-120 Belo Horizonte - Minas Gerais.
PRAZO: A remessa dos trabalhos deverá ser feita pelo correio comum até 31 de AGOSTO de 2013, valendo a data da postagem.
JULGAMENTO: As trovas recebidas serão examinadas e avaliadas por uma Comissão Especial de Trovadores. De suas decisões não caberá recurso.
SELEÇÃO: Serão selecionadas como finalistas 03 (TRÊS) trovas como vencedora, menção es-pecial e menção honrosa, cujos autores receberão prêmio especial e diploma. Todos os demais concor-rentes receberão certificado de participação.
PREMIAÇÃO: A premiação ocorrerá em SETEMBRO DE 2013, durante solenidade co-memorativa do 101º aniversário do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, a ser realizada em dia a ser marcado no salão nobre de sua sede na Rua Curitiba, No. 746, 4º. Andar, em Belo Horizonte.
CASOS OMISSOS – Serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Belo Horizonte, 08 de abril de 2013
Pela organização do certame,
Antônio Augusto d’Almeida–Diretor Cultural do Centro da Comunidade Luso-Brasileira.
OBS: poderão concorrer trovadores de língua portuguesa de todos os quadrantes.