UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES - UBT-MARANGUAPE
(Fundada em 14.03.2004) – ubt.mpe@gmail.com
ACADEMIA DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DE COLUMINJUBA – ACLA
VII CONCURSO DE POESIA POPULAR DA UBT-MARANGUAPE/2015
Prazo: até 31.12.2015 pelo e-mail: ubt.mpe@gmail.com
Promoção UBT-Maranguape - ACLA –ROTARY – FITEC - Coordenação de Juventude Prefeitura de Maranguape
REGULAMENTO
1. ÂMBITO: Nacional/internacional, Estadual (inclusive de Maranguape).
2. REQUISITOS e TEMAS: Poesia (qualquer estilo), Cordel e trova (lírica ou filosófica), inédita onde conste um dos temas:
2.1) Tema principal – Homenagem a Abolicionista, educadora e pianista maranguapense Elvira Pinho (1860-1946), que destacou-se como incansável ativista da causa abolicionista, por sua participação na sociedade abolicionista feminina Cearenses Libertadoras. Em 1913 foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de escola no Ceará, renunciando a este com a intervenção federal no estado, dedicou-se a lecionar piano, sendo responsável pela formação de várias gerações de pianistas. Nos trabalhos devem constar obrigatoriamente referências a Elvira Pinho e a Maranguape, sua terra natal.
2.2) Qualquer tema relacionado ao município de Maranguape, devendo constar no tema “Maranguape”. Temas não relacionados a Maranguape serão considerados como participação especial. Todos os trabalhos devem ser inéditos.
2.3.1. O tema deve constar no texto nas seguintes modalidades/categorias:
2.3.1A) Cordel (até 48 estrofes), sextilha, septilha, oitava, décima, glosa ou outro gênero de poesia popular - com um dos temas especificados no itens 2.1 ou 2.2.
2.3.1B) Poesia (qualquer estilo) – Poesia em trovas, poesia em quadras, acróstico, haicai, terceto, soneto, poema, poesia livre ou outro estilo de poesia (clássica) - com um dos temas especificados no itens 2.1 ou 2.2.
2.3.1C) Trova - Nacional/Internacional, estadual e municipal, em língua portuguesa constando na trova o tema infra:
Os trovadores devem indicar o nome e endereço completo logo abaixo da trova. Os novatos devem registrar “NOVO TROVADOR. O não registro de não trovador implicará em participação como trovador veterano.
i) “Louvor” [duas trovas lírica/filosófica (L/F) – Nacional/Internacional, Estadual e municipal]. Os novatos devem Indicar abaixo da trova “NOVO TROVADOR”
ii) “Pianista” [duas trovas lírica/filosófica (l/f) – Nacional/internacional, estadual e municipal (alunos/residentes em Maranguape, membros da ACLA e da UBT-Maranguape).” Os novatos devem Indicar abaixo da trova “NOVO TROVADOR”
Todos os trabalhos podem ser enviados para o e-mail: ubt.mpe@gmail.com.
3) LIMITES: Um trabalho por concorrente, para cada categoria/gênero ou tema de trova (2A, 2B e 2C - duas trovas). O concorrente poderá participar em todas as categorias.
4) ENDEREÇO PARA REMESSA DOS TRABALHOS:
Por e-mail para o endereço eletrônico: ubt.mpe@gmail.com indicando o nome, endereço completo do autor e email. Se estudante indicar também o nome da escola, série/turma. As poesias, cordel ou trovas podem ser enviadas no próprio corpo do e-mail ou em arquivo anexo extensão doc.
5) PRAZO PARA REMESSA: Até 31 de dezembro de 2015.
6) CLASSIFICAÇÕES: 3 Trabalhos vencedores [1º ao 3º] / 3 menções honrosas [4º ao 6º], 4 menções especiais [7º ao 9º] e 4 destaques [10º ao 12º], para cada uma das modalidades/categorias.
7) Prêmios: Troféu para o classificado em 1º lugar em cada categoria. Em Trovas – Nacional/Internacional – Novo Trovador e Veterano, Estadual e Municipal. Diploma para os demais classificados. A premiação está prevista para ocorrer na sede da ACLA, em 27.03.2016. Os troféus do âmbito Nacional/Internacional serão enviados via correios e os diplomas pela Internet. Não haverá diploma para participação especial
8) JULGAMENTO: A UBT-Maranguape, a ACLA e Conselho de UBTs do Ceará formarão as comissões julgadora e apuradora do concurso e suas decisões serão irrevogáveis.
9. A simples participação no concurso autoriza a publicação dos trabalhos não eliminados pelas comissões julgadora e apuradora, inclusive livros, em jornais ou informativos das Academias e da UBT-Maranguape, nas escolas e no rádio. Os trabalhos não serão devolvidos.
Maranguape, CE, 01 de setembro de 2015
Moreira Lopes (Dedé Lopes)
Presidente da UBT-MARANGUAPE/ACLA e Coordenador Geral do Concurso.