1º CONCURSO DE TROVAS – Prêmio Tito de Abreu Fialho 2021

ACADEMIA MADUREIRENSE DE LETRAS (AML)

1º CONCURSO DE TROVAS – Prêmio Tito de Abreu Fialho 2021

(10º Concurso Literário da AML)

REGULAMENTO

1 ― OBJETIVO: O 1º Concurso de Trovas da AML tem como objetivo promover a arte da trova literária, uma composição poética de quatro versos heptassílabos, com rimas ABAB (do 1º com o 3º verso e do 2º com o 4º), sendo que a estrofe única deve expressar, em seu conteúdo, um sentido completo. Este regulamento segue os preceitos recomendados pela UBT – União Brasileira de Trovadores.

Neste ano de 2021 estaremos homenageando o trovador Tito de Abreu Fialho (1923-2019), que ocupou a cadeira 26 da AML, cujo patrono é Adelmar Tavares. Tito era médico, professor, escritor, poeta e compositor.

2 ― PARTICIPAÇÃO: Gratuita, exclusivamente por e-mail. Podem participar do concurso escritores que possuam maioridade civil na data da inscrição. Os trabalhos devem ser em língua portuguesa e inéditos, inclusive em meio eletrônico.

3 ― ÂMBITOS, CATEGORIAS, MODALIDADES E TEMAS

3.1) ÂMBITOS

3.1.1) Nacional/Internacional: Brasil (exceto Rio de Janeiro) e demais países.

― categoria Veterano

● Trovas líricas ou filosóficas (l/f): tema CONTEÚDO

● Trovas humorísticas (h): tema BOLETO
 

― categoria Novo Trovador

● Trovas líricas ou filosóficas (l/f): tema VIRTUAL

● Trovas humorísticas (h): tema CANA
---------------------------------------------------------

 

3.1.2) Estadual (apenas Rio de Janeiro)

― categoria Veterano

● Trovas líricas ou filosóficas (l/f): tema PEDESTAL

● Trovas humorísticas (h): tema TABU
 

― categoria Novo Trovador

● Trovas líricas ou filosóficas (l/f): tema ALGEMAS

● Trovas humorísticas (h): tema SUSTO

3.2) CATEGORIAS E TEMAS

3.2.1) A categoria Novo Trovador diz respeito àquele que ainda não obteve 03 (três) classificações em concursos de trovas, oficiais da UBT, em nível nacional.

3.2.2) A palavra-tema (ou suas derivadas e flexões, como feminino, plural, etc.), deve constar da trova, além da respectiva abordagem do texto proposto pelo tema.

3.2.3) Cada participante pode enviar até 02 (duas) trovas por tema.

3.2.4) As trovas em que todos os versos começarem por letras maiúsculas, sem que antecedidas por ponto ou reticências, serão desclassificadas.

4 ― MODO DE ENVIO E PRAZO

4.1) Envio somente por e-mail, para acmadureirensedeletras@gmail.com para todos os âmbitos e categorias: O inscrito deverá enviar no corpo do e-mail: as trovas, bem como o âmbito (Nacional, Internacional ou Estadual), o tema e a categoria (Novo Trovador ou Veterano) pela qual concorre, além de nome e endereço completo, telefone e e-mail. Trovas líricas/filosóficas (l/f) e humorísticas(h) podem ser encaminhadas em um único e-mail ou em e-mails distintos, a critério do remetente. O concorrente será notificado por e-mail sobre o recebimento de seu(s) trabalho(s). Não serão aceitos anexos.

4.2) A inscrição será aceita a partir da data de 05 de junho, até as 23h59 de 10 de julho de 2021.

5 ― RESULTADOS: Serão divulgados na página da academia no Facebook, e no site da AML, https://sites.google.com/site/academiamadureirensedeletras até a data de 30 de setembro de 2021. Os autores selecionados serão comunicados por e-mail.

6 ― PREMIAÇÃO: Serão selecionadas no mínimo 40 (quarenta) trovas para compor o livreto do concurso, que seus autores receberão por e-mail, junto com o respectivo Certificado de Premiação.

7 ― COMISSÃO JULGADORA: A comissão julgadora será composta por acadêmicos de notório conhecimento de causa. Sua decisão, inclusive sobre os casos omissos, será soberana e irrecorrível.

8 ― DISPOSIÇÕES FINAIS: Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail acmadureirensedeletras@gmail.com, da AML, aos cuidados de Paulo Tórtora. Ao realizar a inscrição o candidato manifesta pleno acordo com o Regulamento do Concurso e autoriza, para todos os fins, a divulgação e publicação de seu nome e trabalho inscrito.

Comissão Organizadora: Acadêmicos Paulo Tórtora e Valéria Lisboa de Mello.

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2021.