Antes de tudo, irmãos!

www.falandodetrova.com.br/pitacosdoassis                                   

ANTES DE TUDO, IRMÃOS - julho 2001

 

     Julho, 18 – Dia do Trovador: homenagem a Luiz Otávio, que nasceu no dia 18 de julho de 1916 no Rio de Janeiro. Ao “Príncipe” dedicamos este texto, que fala do que ele mais falou durante a vida inteira. Fala da trova, que entre tantas virtudes tem esta como uma das mais belas: a virtude de fazer amigos. Mais que amigos: irmãos. Nenhum outro movimento literário conseguiu tal maravilha, em tal proporção, em lugar nenhum do mundo. Por isso é importantíssimo a gente cuidar bem desse tesouro; regá-lo como uma plantinha muito bonita que precisa de máxima atenção. Amigos valem muito. Amigos-irmãos valem mais que tudo na vida. Conquistá-los leva tempo. Conservá-los exige lealdade, carinho, apoio, atenção permanente, muitas vezes também paciência, tolerância, perdão. Fraternidade. É lindo ter amigos-irmãos. Saber que onde quer que estejamos temos alguém que nos abre os braços e o coração. No trovismo é assim. O Orlando de São Luís tem certeza de que o Flávio mandará preparar uma churrascada regada a um bom vinho para recepcioná-lo em Porto Alegre. O Miguel de Joaçaba sabe que, chegando a Juiz de Fora(*), o Tadeu o estará esperando no aeroporto. A Amália de Ponta Grossa tem certeza de que a Therezinha de São Paulo aguarda-a sempre com um chá quentinho. A Neide de bandeirantes, chegando ao Rio de Janeiro, sabe que há um cantinho reservado para ela na casa da Maria Nascimento. A Relva do Egipto, de Belo Horizonte, sabe que será recebida com especial carinho pela Carolina em Santos. O Abbud de Nova Friburgo encontrará à sua espera em Belém o abraço do Alonso Rocha. A Eliana de Amparo sabe que será hóspede de honra da Célia em Sete Lagoas. O Waldir(**) do Rio terá sempre um lugar especial à mesa do Toledo em Pouso Alegre. O Izo de São Paulo pode estar certo de que em Niterói o Milton o levará para comer um camarão no capricho. A Madalena de Magé será recebida festivamente em Sorocaba pela Dorothy. E a gente aqui de Maringá pode ter certeza de que, desembarcando em Natal, vai comer uma deliciosa lagosta com o Reinaldo Aguiar.

      Fraternidade é assim. Entre nós trovadores existe essa maravilha. Algo que precisamos preservar com máxima ternura, porque é o mais belo presente que a trova nos deu.

 

OBS: * = o Tadeu (Hagen) agora reside em Belo Horizonte. ** = O Waldir (Neves) do Rio agora mora no Céu.  Ah, e o Miguel também.