(em destaque, na foto, o Poeta Ademar Macedo e a Magnífica Trovadora de SP Therezinha Brisolla. Em pé, ao fundo, o Poeta José Lucas)
Caicó, pequeno e simpático município encravado no sertão do Rio Grande do Norte, viveu, nos dias 09 e 10 de outubro de 2010, momentos marcantes. O Clube dos Trovadores do Seridó, brilhantemente comandado pelo Prof. Garcia e assessorado por uma equipe voluntariosa, todos os anos realiza seus concursos nacionais mas, desta vez, patrocinou a estadia dos trovadores premiados e mais alguns ilustres convidados, revolucionando o CTS e as lides culturais caicoenses, conforme nos conta o próprio Professor Garcia que, gentilmente, atendendo ao nosso pedido para relatar como foi o evento - para o qual eu, José Ouverney, fui também honrosamente convidado mas não pude comparecer - enviou-nos um emocionado resumo do lindo congraçamento:
"Não podemos confrontar nossos encontros com os grandes Jogos Florais de eternas tradições. No entanto, podemos afirmar que vivemos momentos verdadeiramente inesquecíveis, na celebração do nosso modesto cerimonial de premiação dos vencedores do nosso IX Concurso de Trovas de Caicó neste ano de 2010.
Tudo ocorreu com muita cordialidade e respeito entre todos os poetas e apologistas do nosso movimento. O fato mais marcante foi exatamente a vinda de tantos ícones do trovismo do Brasil, como Marina Bruna, Therezinha Dieguez Brisolla, Wanda de Paula Mourthé, Gislaine Canales, Luiz Antonio Cardoso, Gledis Tissot, Luiza Walendowsky e Conceição Fagundes, que juntamente com meus irmãos potiguares: José Lucas de Barros, Ademar Macedo, Francisco Macedo, Joamir Medeiros, Marcos Medeiros, Manoel Cavalcante, Hélio Pedro, Hélio Alexandre, Prof. Maia, Expedito Jorge, Paulo Roberto, Djalma Mota, Francisco Mota, Mara Garcia, Eva Garcia, Wellington Freitas, José Anchieta, Ieda Lima, Prof. Garcia, amigos e muitos admiradores, conseguimos juntos, promover em Caicó, o maior encontro de poetas da história do Rio Grande do Norte, perdendo apenas para o primeiro encontro de trovadores do Brasil, realizado em Natal por força do prestígio e da elegância do saudoso e inesquecível Príncipe dos Trovadores Luiz Otávio, lá nos idos de 1969.
Tudo muito simples mas até tapete vermelho teve, sim. na tarde do sábado fomos todos juntos fazer nosso programa “Momentos”, com os Nossos Poetas na Rádio Caicó, onde ficaram à vontade para se manifestarem livremente, o que foi muito interessante. à noite a verdadeira solenidade de premiação na Casa da Amizade, regada com um forte coquetel, música ao vivo e muitos petiscos, o que terminou depois de meia noite. Domingo dia 10, visitamos o que tínhamos de visitar em Caicó, fomos ao Pelicano, área de lazer da Maçonaria às margens do Itans e ao meio dia fomos almoçar num ambiente meio bizarro, no meio da caatinga do Seridó, num grande momento de confraternização e despedida.
Peço a Deus que nos dê força, saúde e paz, para realizarmos outro muito maior no próximo ano de 2011. Acredito que nossas visitantes vão ter muito o que contar. Despeço-me, agradecendo a Deus por tudo que nos proporcionou com sua bondade e misericórdia, e sensibilizado agradeço também ao seu pedido deste resumo para publicação no FALANDODETROVA, na belíssima coluna: ATUALIDADES.
Grande abraço,"
Prof. Garcia.