II GRANDE ENCONTRO DE TROVADORES EM CAICÓ - 2011
(texto de Francisco Garcia de Araújo - Prof. Garcia)
Por força da realização do seu X Concurso de Trovas, o Clube dos Trovadores do Seridó (CTS) e a UBT Delegacia de Caicó, promoveram este ano, com certeza, seu maior encontro trovadoresco de nossa história, trazendo das mais longínquas regiões do Brasil, poetas e poetisas, que pousam nos píncaros da glória do mais alto renome nacional.
Vejamos quem nos ajudou a fazer a festa: Carolina Ramos e Cláudio de Cápua, Antonio Colavite Filho e Roseli, de Santos-SP, Delcy Canales e Eledir Bonato de Porto Alegre-RS, Vanda Fagundes Queiroz e Geraldo Queiroz, Wandira Fagundes Queiroz e Maria da Graça Stinglin de Curitiba-PR, Adilson Maia e Élen de Novais Félix de Niterói-RJ, Wanda de Paula Mourthé de Belo Horizonte-MG, Haroldo Lira e Francisco Pessoa de Fortaleza-CE.
Com a prata da casa pudemos contar com muitos poetas e amigos, como José Lucas de Barros e dona Rose, Ademar Macedo, Francisco Macedo, Joamir Medeiros, Marcos Medeiros, Ubiratan Queiroz, Pedro Grilo, Hélio Pedro Souza, Hélio Alexandre S. e Souza, Manoel Cavalcante e Gilda Moura, de Natal-RN, mais Djalma Mota, Wellington Freitas, Prof. Maia, Expedito Jorge de Medeiros, Ieda Lima, Hélio de Almeida, Paulo Roberto da Silva, José Anchieta de Souza, Eva Yanni Garcia, Mara Melinni Garcia e Prof. Garcia, todos de Caicó, além de muitos amigos, apologistas e admiradores da poesia.
Com certeza não teve glamour, mas duvido que haja faltado respeito, amizade, interação, brincadeiras e muita poesia, todos brincando e se divertindo nos braços da trova. Nossa maior alegria é que ouvimos unanimemente, que nosso encontro virou referência Nacional, o que sou suspeito de afirmar. De uma coisa já estou quase me convencendo: Nosso barco agora tomou o rumo certo e há de prosseguir sua árdua caminhada até chegar a um porto seguro, de onde possamos avistar terra firme e fértil onde a trova crave suas raízes com profundidade e sobreviva à todas as tempestades.
Acreditamos que para 2012, se recebermos o apoio que recebemos este ano dos poderes Legislativo e Executivo, além da ajuda e o apoio de outros amigos, vamos para mais um grande encontro, que vem crescendo e se agigantando a cada ano. Queremos portanto, deixar uma palavra de carinho e agradecimento aos nossos amigos e irmãos de sonhos, que vieram de tão longe para engrandecer nosso festa, por amor à fraternidade e à trova. Aos que participaram nosso agradecimento, às comissões julgadoras nosso abraço e aos vencedores nossos parabéns e o convite para que participem do próximo XI Concurso de 2012.
A força da trova e do trovismo está em nossas mãos, em nossa coragem e em nossa disposição. Nossa presença aos grandes festejos, enobrece, anima e oxigena nosso movimento. Meu abraço fraterno a todos e até 2012 se Deus quiser!
Prof. Garcia
Caicó-RN, 11.10.2011.
Na mesa, da esquerda para a direita: Gislaine Canales, Carolina Ramos, Prof. Garcia, José Lucas de Barros e Joamir Medeiros.
(Foto: Ieda Lima)