=====Quando vamos a Bandeirantes, voltamos impressionados com a festa que a Trova proporciona naquele simpático município do norte do Paraná, que tem apenas 74 anos de emancipação política e uma população de aproximadamente 35.000 habitantes. E 2008, principalmente, é um ano muito especial, pois trata-se do Jubileu de Prata dos Jogos Florais que tiveram sua primeira edição em 1965, através de Adalberto Dutra de Rezende, que criou a então delegacia do GBT= Grêmio Brasileiro de Trovadores. Seguiu-se uma longa pausa, até que em 1978, já então como UBT= União Brasileira de Trovadores, a delegacia de Bandeirantes voltou a promover concursos de âmbito nacional, fato que se repetiu até 1981. Nova pausa de oito anos. A partir de 1989, até os presentes dias, o evento tem se realizado todos os anos, sem intervalo.
=====Em 1995 a UBT local passou a ser seção. Nome de suma importância nesse período foi o de Wanda Rossi de Carvalho, que sucedeu Adalberto.
=====Este ano, na abençoada administração do Dr. José Fernandes da Silva, e tendo à frente da Secretaria de Cultura o extraordinária ser humano chamado Marileti Aparecida Von Der Osten, Bandeirantes ofereceu a quem lá compareceu, um espetáculo de gala, digno dos seus 25 anos de realização de Jogos Florais. Em local público foi inaugurado um obelisco contendo quase cem trovas: de um lado, composições vencedoras em 2008 e, do outro, composições campeãs em anos anteriores, que ficarão para a posteridade, coroando o suor e o idealismo de uma plêiade de valorosos bandeirantenses que têm preservado a chama da poesia no decorrer dos anos.
=====O carinho com que os poetas de fora são recebidos é algo digno de todas as citações. Para desfrutar desse carinho, enfrenta-se longas viagens, dificuldades de acesso, acomodações que às vezes não têm como oferecer um conforto maior. O abraço da equipe que faz a Trova acontecer compensa tudo. A presidente atual é Maria Lúcia Daloce; vice-presidente administrativa, Istela Gotelipe Lima e a vice de cultura é Lucília A. T. Decarli. É terra também da famosa Neide Rocha Portugal.
=====Festividades que duraram três dias, indo de 12 até 14 de setembro. No almoço de despedida, na apuração do “concurso-relâmpago”, tema “Jubileu de Prata”, a grande vencedora foi Clenir Neves, de Nova Friburgo.
=====Outro destaque da festa foi a presença das filhas e netos do precursor do movimento,Adalberto Dutra de Rezende, entre elas, a também trovadora, aliás, “Magnífica Trovadora” Marilúcia Rezende, hoje radicada em São Paulo.
=====2009 é promessa de mais momentos de emoção. Parabéns, Bandeirantes, a Trova sempre será grata pelo abrigo que encontrou aí.
E nós,trovadores, também!