ISTO É CULTURA! (XI)
(texto de Thalma Tavares para o site www.falandodetrova.com.br/colunas)
QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA & CURIOSIDADES
PEQUENEZ e PEQUINÊS
Pode parecer incrível, mas tem gente que ainda não sabe a diferença entre estas duas palavras. Certa vez um amigo nos mostrou um cartaz no portão de uma casa em Ribeirão Preto, onde se lia: "CÃO PEQUENEZ – VENDEMOS FILHOTES". Ora, o nome desta raça de cães não vem do fato de serem pequenos, mas por serem originários de PEQUIM, capital da China.
Pequenez é derivada de Pequeno e Pequinês é adjetivo gentílico de Pequim, ou seja, é denominação de quem é de Pequim ou de quem nasceu naquela cidade.
É oportuno explicar que todo substantivo derivado de adjetivo escreve-se com Z (Altivo: Altivez, Belo: Beleza, Mesquinho: Mesquinhez, Pequeno: Pequenez, etc.) E todo adjetivo derivado de substantivo, escreve-se com S (Pequim: Pequinês, Burgo: Burguês, Monte: Montês, Portugal: Português, etc.)
Com relação à Pequenez será interessante acrescentar que, além de significar pequena estatura, significa também baixeza de caráter, insignificância, mesquinhez de espírito. Exemplos:
A pequenez de espírito de nossos adversários não os deixa aceitar a própria inferioridade.
O homem pequeno de atitudes, o chamado "anão", está sempre enxergando nos outros a sua pequenez..
CURIOSIDADE:
TOPIARIA – Você sabe o que é isto? Se já sabe, parabéns! Se ainda não sabe vai saber agora:
Topiaria é a arte de adornar os jardins dando a certas plantas ornamentais ou grupo delas, o feitio de pessoas, de animais e objetos. O jardineiro que pratica esta arte é o topiário ou topiarista. Na verdade ele é uma espécie de escultor do verde, é um artista que se pode colocar na categoria dos primorosos. A topiaria é uma arte muito valorizada em países europeus como Portugal, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha e nos países asiáticos como o Japão e a Coréia. Belos exemplos de topiaria também podem ser apreciados em Batatais e em nossa vizinha Tambaú.
A Trova de hoje. – É do saudoso trovador José Maria Machado de Araujo, o português mais brasileiro que já integrou a UBT (vide biografia no site falando de trova). Pela trova que segue, pode-se ter uma ideia do brilhante talento desse grande irmão poeta e trovador:
“Nosso outono é tão bonito
que ao sonho abrimos as portas,
e um amor quase infinito
põe vida nas folhas mortas.”
Acreditem e tomem nota porque isto é cultura!