http://www.falandodetrova.com.br/colunadethalmatavares
ISTO É CULTURA!
(III)
Por Thalma Tavares
QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA & CURIOSIDADES
MEIO PERÍODO: "Trabalhei apenas meio período, querendo dizer que trabalhou a metade do dia. Há uma impropriedade nesta expressão, aliás, usada pela maioria das pessoas. Quando a gente diz que trabalhou apenas meio período está se referindo ao período da manhã ou da tarde. Ora, se um dia inteiro é composto de dois períodos; manhã e tarde, então erramos ao dizer que trabalhamos meio período, porque aí meio período seria meia manhã ou meia tarde. O correto é dizer: Trabalhei apenas o primeiro ou o segundo período.
Período é uma fração do dia: período da manhã, da tarde ou da noite. E quem trabalha apenas de manhã ou de tarde, trabalha somente um período e não meio período como se costuma dizer.
Certo dia ouvimos uma senhora dizer corretamente, num programa de TV, que trabalhava apenas um período do dia. A ela, os nossos parabéns.
Vamos, então nos lembrar destas observações e não dizer por aí que trabalhamos meio período, quando na verdade o fizemos no período integral, da manhã ou da tarde.
COMUNICAR SOBRE? Na verdade ninguém comunica sobre, mas comunica algo a alguém. No entanto o apresentador de TV disse e repetiu: “ele foi dispensado porque comunicou o diretor sobre a sua real condição de saúde..." Uma gafe dessas a gente perdoa nas pessoas que não tiveram as luzes da instrução. Mas, num comunicador de massas, num homem da mídia, nunca! Já ouvimos alguém dizer: "Comuniquei à Secretaria sobre o roubo do equipamento" Corretamente ele teria que dizer: Comuniquei à Secretaria o roubo do equipamento. E o apresentador de TV poderia ter dito, correta e elegantemente: Ele foi dispensado porque comunicou ao diretor a sua real condição de saúde.
CURIOSIDADE
ANO-LUZ
Você, certamente já ouviu falar em Ano-luz, não é mesmo? Por acaso teve a curiosidade de saber o que exatamente significa esta expressão? Se já sabe, parabéns! Mas se ainda não sabe, tome nota:
Ano-luz, em Astronomia, é a Unidade de distância equivalente à distância percorrida pela luz, no vácuo, em um ano, à razão de aproximadamente 300.000 km por segundo.
Significa que um corpo celeste (estrela, planeta, etc) que se encontre a um Ano-luz da Terra, estará 9.460.800.000.000 (Nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões de quilômetros) distante dela. Para se chegar a esta distância astronômica, basta multiplicar o total de segundos de um ano por 300.000 km. Por aí podemos ter uma idéia da imensurabilidade do espaço cósmico. E será uma idéia bastante imprecisa, uma vez que esta distância é apenas uma unidade de mensuração, porquanto há planetas e estrelas que se encontram a milhões de anos-luz da Terra. E para que o nosso espanto seja maior ainda diante da infinita grandeza do Universo, basta dizer que uma nave espacial voando à velocidade de 2000 km por hora levaria mais de quinhentos anos para percorrer a distância de um Ano-luz. Espantoso, não?
Pois acreditem e tomem nota, porque isto é cultura!
Fontes onde testamos nossos conhecimentos: Linguagem: Os gramáticos Luiz Antonio Sacconi, Francisco Platão Savioli, Hildebrando A. de André. Curiosidades: Enciclopédias Larousse, Barsa e Conhecer.