A festa da trova em Niterói
Não poderia ter sido diferente. Os eventos trovísticos, nas cidades onde já é tradição festejar a trova, têm sido marcantes, principalmente no que toca a presença de um grande número de trovadores de diversas partes do país, que não medem esforços para comparecer e se confraternizar. Os XXXIX Jogos Florais de Niterói, cujos festejos aconteceram nos dias 28 e 29 de novembro, confirmaram isso de forma magnífica. Lá estiveram trovadores e trovadoras de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo... todos integrados a essa grande e poderosa família.
A festa começou no sábado, dia 28, com a tradicional Missa em Trova, na Igreja de São Domingos do Gragoatá, ministrada pelo Padre Elídio Robaina. E este ano, com a ilustríssima presença do autor da missa em trova, o trovador Antonio Augusto de Assis, que foi, inclusive, o comentarista da liturgia.
À noite, na Associação Atlética do Banco do Brasil, a cerimônia de premiação dos trovadores vencedores, nos temas nacional (Crença) e estadual (Prêmio). O trovador Izo Goldman brindou a todos com uma belíssima palestra em trova com o tema “A rosa”. E a parte musical ficou com o coral da ANE e Arthur Santa Rosa e seu conjunto.
No domingo, pela manhã, passeio turístico ao ponto mais alto de Niterói, na pista de vôo livre, onde os trovadores se encantaram com o belo visual e se emocionaram com a exibição dos praticantes de vôo livre, em parapaint e asa delta. Em seguida, o almoço de confraternização e as despedidas.
De parabéns o trovador (presidente estadual da UBT e presidente da Sessão Niterói, Dr. Milton Nunes Loureiro, juntamente com sua brilhante equipe, pelo inesquecível evento e por sua total dedicação à trova.
Em 2010, os XL Jogos Florais de Niterói prometem ser melhores ainda, por conta da comemoração dos 40 anos de trovas naquela cidade, sendo mais de trinta sob o comando do poderoso Milton. Já estamos vivendo essa expectativa.
===================================================
obs = A PRESENTE MATÉRIA É UMA GENTIL COLABORAÇÃO DE JOÃO COSTA, DELEGADO DA UBT DE SAQUAREMA, QUE LÁ ESTEVE.