www.falandodetrova.com.br - texto de José Ouverney
O BRASIL PERDE ALOÍSIO ALVES DA COSTA
Na tarde desta quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2010, chega-nos, de Fortaleza, a infausta nota do falecimento de Aloísio Alves da Costa.
Contristado, o mundo da Trova recebeu, na tarde de 24 de fevereiro de 2010, a chocante notícia da partida de um dos grandes poetas/trovadores deste país, o “Magnífico” Aloísio Alves da Costa.
Estava enfermo há alguns anos. Lembro-me que, em 2001, já em uma cadeira de rodas, fez questão que o levassem aos 42ºs Jogos Florais de Nova Friburgo, cidade onde residiu por bom tempo e reduto, quiçá, de suas maiores glórias literárias. Na “Noite dos Magníficos”, cada confrade declamou uma trova da lavra do poeta cearense, diante de seu olhar atento, enquanto a emoção rompia as barragens do peito.
Parecia que ele estava se despedindo do “Templo da Trova”. E estava mesmo... Foi a última vez que seu corpo, fragilizado, aventurou-se a voar tão longe.
Deus eternize entre as aves
o "rouxinol nordestino",
e seus gorjeios suaves
rejam o Coral Divino!
Aloísio era natural de Umari-Ce, nascido em 20 de novembro de 1935. Os irmãos trovadores de todas as UBT’s espalhadas por esse Brasil, estão de luto e com um profundo pesar pelo falecimento de tão querido e talentoso irmão de sonhos.
Perda irreparável. Um poeta que soube conquistar o respeito e a admiração de seus próceres e dos amantes da arte em geral. Não só como trovador mas como sonetista.
Sagrou-se "Magnífico Trovador" em Nova Friburgo com esta sequência:
1989 – TEIMOSIA
Teimei no amor... e errei tanto
na teimosia de amar,
que eu mesmo não sei mais quanto
errei tentando acertar!...
1990 – LEMBRANÇA
Guardei tantas esperanças,
ilusões, sonhos banais,
que em meu cofre de lembranças
nem saudades cabe mais...
1991 – ESPAÇO
Neste amor, grande e bendito,
quando em teus braços me ponho,
o nosso espaço é infinito
e é sem limite o meu sonho...
------------------------------------
Outra saudade se posta
neste momento de adeus:
Aloísio Alves da Costa
virou "Trovador de Deus"!
Nossos pêsames à família do ilustre poeta e à UBT Fortaleza. Aloísio muda de endereço mas sua obra permanece, indelével!
Veja mais trovas de Aloísio: http://www.falandodetrova.com.br/site/mag_aloisioalvesdacosta