São Francisco de Assis e a UBT - por João Paulo Ouverney

SÃO FRANCISCO DE ASSIS E A UBT

     Irmãos Trovadores

 

     Tantas guerras fraticidas foram feitas ao longo da história, por intolerância religiosa.

     Será que vamos iniciar mais uma agora, nos campos da UBT, onde o que se prega é a fraternidade, amor, paz, sentimentos esses sempre expressos em nossas mais lindas trovas?

 

     Creio que os historiadores e todas as pessoas de bom senso não poderão negar: Francisco de Assis foi o espírito mais elevado que veio ao planeta Terra depois de Jesus.

     O que ele ensinou - e  principalmente praticou - em sua época foi o mais puro Cristianismo, em um tempo em que o fanatismo sectário atingia seu auge. Eu não sou nem católico nem evangélico, procuro ser é CRISTÃO e ver as coisas sem fanatismo. E ser Cristão é procurar seguir os ensinamentos de  JESUS, e o que Francisco de Assis fez durante sua vida terrena nada mais foi que pregar o legítimo CRISTIANISMO. Então porque também não o admirarmos como tal?

 

     Infelizmente o que muitas religiões adotam atualmente é justamente o contrário. Seus líderes maiores possuem mansões em cidades turísticas, só transitam em carrões importados e vivem como reis. Esqueceram-se do povo humilde que sofre nos morros, das crianças que dormem sob as marquises das grandes cidades, das pessoas que morrem por falta de alimentos e remédios nas grandes extensões rurais deste país. E muitos adeptos dessas doutrinas continuam segregando aqueles que não adotam suas crenças, achando que só eles têm a verdade, que já estão com o céu garantido e os que pensam contrário já têm cadeira cativa reservada no inferno.

 

     Sei - e acredito que todos os trovadores sabem - que a UBT tem outros problemas mais sérios a resolver do que ficar se prendendo a discussões estéreis sobre crenças religiosas. Vamos procurar colocar em prática, no dia-a-dia, tudo o que escrevemos de bonito em nossas trovas (os leigos que as lêem pensam que somos todos uns santos...) quando na verdade não é bem isso o que ocorre, basta observamos as desavenças que rondam os  dirigentes de mais alto escalação de nossa Trova.

 

     Mas já que alguém levantou a questão e ela aí está, nos impedindo de fazer trovas enquanto estamos desperdiçando nosso tempo escrevendo sobre esse tema, então proponho que SE FAÇA UM PLEBISCITO entre  todos os trovadores vinculados oficilmente à UBT (seja por meio das Delegacias, UBTs municipais, UBTs estaduais e UBT nacional: Francisco de Assis deverá ou não continuar a ser o patrono dos Trovadores?

 

     Como vivemos numa democracia, a maioria decidirá e estará decidido, cabendo à minoria aceitar o resultado, e continuar ou não integrando o exército dos Trovadores, cuja bandeira deve ser a branca - DA PAZ - e o lema principal, O AMOR...

...................................................................................................................................

 

 

João Paulo Ouverney
Jornalista Profissional
Reg. MTb 20.087
(12) 3642-9678  / 9146 -2262