Carlos Augusto Souto de Alencar - RJ

CARLOS AUGUSTO SOUTO DE ALENCAR

     Breve nota biográfica: Nascido em Nova Iguaçu-RJ em 16 de agosto de 1969, filho de Carlos Emmanuel Saboia de Alencar e Iza Souto Gonçalves de Alencar, escreve poemas desde os seis anos de idade.
     Formado em geografia pela Universidade Federal Fluminense e com pós-graduação em História do Brasil pela mesma Universidade, venceu e foi premiado em concursos de poesias, crônicas, contos e trovas no Rio de Janeiro(RJ), Recife(PE), Campos dos Goytacazes(RJ), Poções(BA), São Francisco do Itabapoana(RJ), Casimiro de Abreu(RJ) e Serra(ES).
     É membro e atual secretário titular da Academia Pedralva Letras e Artes, é membro da Academia Poçoense de Letras(BA) e Artes, é suplente da vice-presidência da União Brasileira dos Trovadores na seção de Campos dos Goytacazes(RJ) e secretaria a senadoria do Rio de Janeiro do Congresso da Sociedade de Cultura Latina.               Participou das antologias “A verve dos poetas e escritores de Campos dos Goytacazes” em seus seis primeiros volumes, nas “Verves da saudade” em seus dois volumes e de várias publicações da Academia Campista de Letras e periódicos de trovas. Foi escolhido como melhor ativista cultural em 2009 e intelectual do ano de 2011 pelo Congresso da Sociedade Cultura Latina, senadoria do estado do Rio de Janeiro. Reside em Campos dos Goytacazes desde 1993.

 

2º LUGAR trova relâmpago em Serra/ES 2011
Linda cidade da Serra,
Berço da felicidade,
Quem te saúda não erra,
Quem parte sente saudade.

5º lugar trova nacional em Campos/RJ 2009
Centenário do Thoquino,
festa de grande emoção,
brindamos com drinque fino
seu conhaque de alcatrão.

Vencedora Trova municipal em Campos/RJ 2012
Em meu cavalo rosilho
guio a tropa no sertão
enquanto luzir o brilho
do Sol sobre meu gibão.

Menção Honrosa Trova estadual em São Francisco do Itabapoana/RJ 2011
Te amo tanto, ninguém nega,
e o vento me causa ciúme
pois ele sempre carrega
junto dele o teu perfume.

Menção Honrosa Trova nacional em Campos/RJ 2006
São cem anos de uma história
que todo campista aclama,
pois conhece a tua glória,
Clube Saldanha da Gama!