www.falandodetrova.com.br/ubtn
TÓPICOS DE AGOSTO 2017
Terminou agosto e eu quero partilhar com vocês o que de bom aconteceu à UBTN neste mês.
Em julho , tivemos em São Paulo a I CONAJUVEN- Convenção dos Coordenadores do Juventrova, que reuniu 22 coordenadores e Presidentes de Seção e em agosto os frutos começaram a ser colhidos:
São Gonçalo/RJ O coordenador Renato Cardoso, saiu motivado do encontro , começou um trabalho com as escolas públicas de sua cidade, entrou em contato com o sindicato de colégios particulares. Resultado: no próximo dia 16, será instalado o primeiro núcleo do Juventrova da UBT, no país, com quase 20 jovens que se associarão à Seção São Gonçalo.
Segredo disto? Trabalho e entusiasmo.
Bragança Paulista/SP: Lóla Prata que participou do encontro junto com a coordenadora Cristina Cacossi, também já está trabalhando com escolas e obtendo sucesso.
Boas notícias além do Juventrova:
Itapema/SC: A Delegacia passou à seção sob a presidência de Eliana Jimenez.
Florianópolis/SC: No começo do ano estivemos, juntamente com JB.Xavier, Secretário Nacional, em Florianópolis, fazendo uma palestra sobre Trova e UBT e participando de um programa de rádio a convite do radialista Julião Goulart. Deste encontro surgiu a ideia de uma Oficina de Trovas o que foi concretizado em agosto, com a participação de 30 pessoas, alunos do NETI- Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina e da qual fizeram parte os coordenadores , o radialista e Eliana Jimenez. Como resultado, deixamos instalada em Florianópolis, uma Delegacia , ficando como Delegada Ivonita Di Concilio, escritora, acadêmica, jornalista e pessoa ligada às artes em seu Estado.
A Delegacia já tem 5 associados e fará sua primeira reunião aberta a pessoas interessadas em conhecer a Trova e a UBT.
Espírito Santo: Graças ao esforço de Edy Soares, que há pouco tempo ingressou na UBT como Novo Trovador, duas delegacias se transformaram em Seções: Vila Velha e Ibatiba, com mais de 10 associados cada uma. Está sendo aberta mais uma Delegacia em Cariacica. O Espírito Santo tem agora 3 seções: Vitória, Vila Velha, Ibatiba e 2 delegacias: Cachoeiro de Itapemirim e Cariacica. Em outubro será eleito o 1º Presidente Estadual do Espírito Santo.
Nova Friburgo: Elisabeth Souza Cruz nos passou a notícia de que está ensinando crianças de um colégio da cidade a fazerem Trovas. O curso com estas crianças vai se prolongar por mais algum tempo.
Juiz de Fora/MG: Messias da Rocha , que também participou da CONAJUVEN , está fazendo um ótimo trabalho em Juiz de Fora e, neste mês de agosto, promoveu uma bela exposição de trovas em um local público da cidade e conseguiu adesões para sua Seção.
Região Nordeste: Professor Garcia abriu uma Delegacia em João Pessoa.
Estas foram algumas vitórias e alegrias que tivemos em agosto. Por outro lado, tivemos também tristezas: a Seção Bandeirantes/PR que já foi muito atuante, está sendo desativada. Na festa de Curitiba, conversaremos com Mauricio e tentaremos ajuda-lo a reverter esta situação.
Em Minas ,a maioria das Delegacias está praticamente inativa, o mesmo acontecendo com Rio Grande do Sul.
Mas, como sempre digo, sou uma pessoa otimista e tenho fé que estas situações serão mudadas se nos esforçarmos um pouco mais.
Por isso, meus irmãos, vamos trabalhar mais!!! Não podemos dormir sobre estas conquistas e achar que tudo está muito bem.
Existe um ditado que diz; “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”, isso porque as tamareiras levam 80 a 90 anos para darem frutos.
Certa vez um jovem encontrou um senhor de idade plantando tâmaras e logo perguntou: por que o senhor planta tâmaras se o senhor não vai colher? O senhor respondeu: se todos pensassem como você, ninguém comeria tâmaras.
Vamos implantar o Projeto Juventrova. Ele é o futuro da UBT.
Bom setembro para vocês; que a primavera nos inspire e que Deus nos ajude.
Abraço
Domitilla
NOTA = DOMITILLA BORGES BELTRAME é a atual presidente da UBT(N) - União Brasileira de Trovadores, diretoria nacional