UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES - UBT-MARANGUAPE
(Fundada em 14.03.2004) - ubt.mpe@gmail.com
ACLA – ACADEMIA DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES DE COLUMINJUBA – MARANGUAPE/CE
II PRÊMIO DE TROVAS, POESIA E PROSA CAPISTRANO DE ABREU/2019 – Prazo até 31.08.2019
II PRÊMIO DE TROVAS, POESIA E PROSA CAPISTRANO DE ABREU/2019 – Maranguape/CE
REGULAMENTO
CONCURSO VIRTUAL
Pelo e-mail: ubt.ceara@gmail.com
- TROVA INÉDITA – Lírica/Filosófica, sistema ABAB, sete sílabas poéticas, sentido completo, em português.
- Âmbitos Nacional/internacional (Novos trovadores e Veteranos), estadual e municipal para os três temas.
- Temas: Em homenagem ao historiador Capistrano de Abreu, pelos 166 anos de seu nascimento, ocorrido em 23 de outubro de 1853 em Maranguape/Ceará:
3.1. Capistrano de Abreu (L/F) – uma trova;
3.2. ACLA (L/F) – uma trova;
3.3. Maranguape (L/F) – uma trova.
OBS:
I) Não é necessário constar mais de um tema na mesma trova. O trovador pode participar dos três temas de trovas.
II) As trovas e demais poesias recebidas por e-mail serão copiadas para o coordenador, sem o nome e o endereço do concorrente.
III) Estadual e Municipal - para cada um dos temas (Trovadores da UBT-Maranguape, acadêmicos da ACLA, residentes/estudantes no município disputam apenas no âmbito municipal) JUVENTROVA (por escola e municípios).
4. Modo de envio [Por e-mail]:
Enviar para o fiel depositário – Gutemberg Liberato, e-mail: ubt.ceara@gmail.com
5. POESIA E PROSA
TRABALHO INÉDITO: Poesia, cordel, trova, prosa ou redação inédita onde conste o tema:
“Capistrano de Abreu - historiador brasileiro de Maranguape", ou "ACLA de Capistrano de Abreu”, ou “Capistrano de Abreu”.
Homenagem ao Historiador Capistrano de Abreu, pela passagem dos 166 anos de seu nascimento, ocorrido em 23 de outubro de 1853 em Maranguape/Ceará, Patrono Emérito da Academia de Ciências Letras e Artes de Columinjuba - ACLA, devendo constar no texto referências a Capistrano de Abreu, ou a Maranguape de Capistrano de Abreu, ou ACLA de Capistrano de Abreu, nas seguintes modalidades/categorias:
5.1) Cordel (até 24 estrofes), devendo o tema constar no trabalho.
5.2) Poesia - Poesia em trovas ou em quadras, acróstico, haicai, terceto, soneto, poema, poesia livre ou outro estilo de poesia (clássica), devendo o tema constar no trabalho.
5.3) Prosa:
5.3.1. - Microconto (máximo de 6 linhas), crônica ou outro estilo (uma página) com o tema. O trabalho não exceder a uma página A4, fonte Times New Roman ou outro tipo, tamanho 11, espaço 1, sem divisão em colunas.
5.3.2. - Redação exclusiva para alunos das escolas/faculdades de Maranguape, constando o tema: "Capistrano de Abreu - historiador brasileiro de Maranguape", devendo o tema constar no trabalho com referência a Capistrano de Abreu, a Maranguape e Capistrano de Abreu, ou ACLA de Capistrano de Abreu e não exceder a uma página A4, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço 1, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
A escola/faculdade após revisão do professor de Português ou indicado pela escola/faculdade e julgamento da comissão de redação da escola/faculdade, efetuará a classificação das dez (10) melhores redações, de cada um dos grupos a seguir:
Grupo 1 - alunos do 6º ao 9º ano;
Grupo 2 - alunos de ensino médio
Grupo 3 - alunos de curso superior de Maranguape (faculdades).
Cada uma das dez redações selecionadas e classificadas por grupo deve ser enviada para o e-mail: ubt.mpe@gmail.com, devidamente classificada de 1 a 10, indicando o nome do aluno, da escola, a turma, o nome do(a) professor(a) de Português, da comissão de avaliação das redações do estabelecimento de ensino, o e-mail do aluno, do professor responsável e da escola.
6) LIMITES: Um trabalho por concorrente, para cada categoria/gênero. Uma trova por participante, segundo o tema.
O concorrente poderá participar em todas as categorias do regulamento, exceto da redação que é exclusiva para alunos das escolas/faculdades de Maranguape. Os alunos das escolas/faculdades podem participar de todas as categorias/gênero do concurso.
7) ENDEREÇO PARA REMESSA DOS TRABALHOS:
Por e-mail para o endereço eletrônico:
Trovas e poesias: ubt.ceara@gmail.com indicando o nome e endereço completo do autor. Se estudante indicar também o nome da escola, série/turma.
Redações: para o e-mail: ubt.mpe@gmail.com
As prosas, poesias, ou cordel podem ser enviadas no próprio corpo do e-mail ou em arquivo anexo extensão doc.
8) PRAZO PARA REMESSA: Até 31 de agosto de 2019.
9) CLASSIFICAÇÕES:
9.1. Trovas, poesias e prosa (exceto redações): Serão classificadas 12 trovas por tema: Vencedores [1º ao 3º] / 3 menções honrosas [4º ao 6º], 3 menções especiais [7º ao 9º] e 3 Destaques (10º ao 12º] classificados.
TROVAS - serão classificadas 12 trovas por tema:
9.2. Redações: Vencedores [1º ao 3º] / 3 menções honrosas [4º ao 6º], 4 menções especiais [7º ao 10º], em cada categoria/gênero especificados.
A classificação das redações será feita pela escola/faculdade, segundo o grupo classificando as 10 redações e enviando o resultado por e-mail.
10) Prêmios: Medalha para o classificado em 1º lugar e diploma para cada um dos dez classificados. As medalhas e diplomas serão custeados pela ACLA. A premiação está prevista para ocorrer na Semana de Capistrano de Abreu [19 a 23.10.2019], em data e local a serem confirmados pela ACLA.
Para o âmbito Nacional/Internacional os diplomas serão enviados por e-mail.
11) JULGAMENTO: A UBT-Maranguape, UBT-Ceará e a ACLA formarão as comissões julgadora e apuradora das poesias, trovas e prosas, exceto redação. Cada escola/faculdade formará a comissão julgadora e apuradora das redações e enviará as 10 redações classificadas de cada escola/faculdade, segundo o grupo. As decisões das comissões julgadoras e apuradoras serão irrevogáveis e irrecorríveis.
12. A simples participação no concurso autoriza automaticamente a publicação e divulgação pela UBT-Maranguape e ACLA dos trabalhos não eliminados pelas comissões julgadora e apuradora, em livros, jornais rádios, internet (site falando de trovas), redes sociais, informativos das Academias, nas escolas/faculdades, com indicação do autor. Os trabalhos não serão devolvidos.
Maranguape, CE, em 06 de junho de 2019
Francisco José Moreira Lopes
Presidente da UBT-MARANGUAPE e Coordenador do Concurso
Paulo Roberto Neves Pereira
Presidente da ACLA
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Favor divulgar entre seus contatos.