-----Para quem milita na Trova como nós e luta para que ela atinja patamares cada vez mais elevados, é extremamente gratificante receber notícias de que livros voltados para a divulgação da Trova andam sendo agraciados com prêmios que costumeiramente são direcionados para obras de outros gêneros. E a alegria é dupla!
-----A irmã-trovadora Dorothy Jansson Moretti, delegada da UBT em Sorocaba / SP, recebeu o "Prêmio Anual Sorocaba de Literatura (Poesia)" com o livro "Chá da Tarde", obra lançada em 2006, contendo apenas 31 páginas, com 104 trovas.
-----Segundo palavras da própria autora: "Fiquei duplamente feliz: por mim, e muito mais ainda, pela Trova. Talvez exista, mas eu - pelo menos - não sei de ninguém que tenha recebido prêmio de literatura com livro de trovas. Terei sido a primeira?"
-----Taí uma boa pergunta. Quem poderá respondê-la?
-----Dorothy nasceu em Santa Catarina e, ainda menina, seus pais mudaram-se para Itararé. Poetisa completa, versando sobre qualquer gênero, é professora de inglês aposentada, foi secretária da Casa do Poeta "Lampião de Gás" de São Paulo. É autora da letra do Hino a Itararé. Reside, há anos, em Sorocaba.
-----Eis uma "colher de chá da tarde" do livro:
A lua, em passo indeciso,
muda o andante da sonata,
pondo pausas de improviso
no pentagrama de prata.
========================================
-----Outra premiação foi outorgada pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil ao Dr. Almir Pinto de Azevedo, que comanda a Trova em Cambuci/RJ. Eis a íntegra da notificação:
-----O escritor e poeta Almir Pinto de Azevedo, presidente da Academia de Letras e Artes de Cambuci, recebeu em Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Niterói (Assembléia Legislativa), no dia 04 de abril de 2008, a Medalha e o Diploma de melhor livro de 2007, pela sua obra intitulada "MEMÓRIAS TROVADORESCAS", outorgados pela Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Um dos prêmios mais cobiçados pelos intelectuais brasileiros.
-----Além deste, Almir é autor dos livros "Cambuci - 200 anos"; "Notáveis Poetas"; "Jogos Florais" e "Puri e Jasmim.
-----"Memórias Trovadorescas" é um livro voltado para o estudo da Trova. Traz, além de um precioso acervo de composições de autores diversos, informações de toda espécie, inclusive o "Decálogo de Metrificação', em sua versão original.
============================================
-----Parabéns aos companheiros Dorothy e Almir, autênticos plantadores de sonhos nessa terra tão árida em que pisamos diariamente.