Orgulho de ser da UBT Belo Horizonte!

                                                                               ORGULHO DE SER DE BELO HORIZONTE!

(texto de Thereza Costa Val, da UBT Belo Horizonte, para www.falandodetrova.com.br)
       

       Confesso que me agrada muito poder dizer que sou trovadora e, além de tudo, da UBT/ Seção de Belo Horizonte, uma das mais atuantes, sérias e bem estruturadas do país. Nossa UBT conta com grandes nomes, bem conhecidos dos demais trovadores brasileiros e de outras plagas, pois estão constantemente brilhando nos Concursos de Trovas. Por ela passaram trovadores renomados, respeitados e sempre lembrados, embora já distantes de nós. Eles se foram, mas suas trovas permanecem eternas.

      Falar da UBT/BH é sempre motivo de orgulho. Fundada em 16/01/1967, nossa seção tem uma história de vida que merece aplausos e admiração. Em 1995, o então Presidente, Dr. Luiz Carlos Abritta, providenciou sua regularização como Pessoa Jurídica, recebendo o CGC que, em 03/11/2005, passou a ser o CNPJ. Seu livro de atas com relatos de eleição e outros dados importantes é devidamente registrado em Cartório. Toda a contabilidade é registrada por um Contador. Suas reuniões mensais são encontros que transcorrem em clima alegre, prazeroso, com rodadas de trovas e outras atividades que põem em relevo a confraternização dos trovadores e o engrandecimento da trova. De dois em dois anos, seus associados publicam uma coletânea de trovas, em sistema de cotização, e assim vão gravando em livro os seus trabalhos. Ainda agora, em novembro acabamos de lançar a mais recente coletânea, intitulada “Mosaico de Trovas”, que ficou muito boa e bonita. A capa, primorosa, é um trabalho original e artístico, criado pela trovadora e artista plástica Neide Rocha Portugal, de Bandeirantes, PR.

      Sentimos o quanto a UBT/ BH é respeitada pelos demais trovadores pela quantidade de concorrentes, de bom nível e renome, que participam do Concurso Anual de Trovas, que completou o vigésimo ano de existência agora, em 2008. Outro fato é que diversos membros da seção são sempre convidados a integrar comissões julgadoras de outros concursos que são realizados no país.

      Por muito amar nossa Seção, já me dispus a dirigi-la tempos atrás, por dois biênios consecutivos, tendo fundado o boletim “Horizonte em Trovas” em 09/03/1991, ano em que também organizei uma coletânea com o mesmo título. Nosso boletim continua em atividade, no seu propósito de publicar acontecimentos e conquistas importantes da vida dos seus membros, trovas suas e de trovadores de outras seções. Retornei à Presidência para o biênio 2007/2008 e, como acredito em renovação, passarei o cargo em 2009. Tenho certeza que a nossa UBT prosseguirá firme em seu caminho glorioso, dirigida por outro trovador que a ela se dedique com amor e fé.

      Encerro com a trova de uma Trovadora nossa, muito querida de quantos a conheceram, que ostentava o título de Magnífica, a saudosa Lucy Sother de Alencar Rocha:

Que ousadia a da saudade:
chegou sem dizer a hora...
entrou, ficou à vontade,
e nunca mais foi embora...