NOVA FRIBURGO DE NOVO!

Imagem removida.

NOVA  FRIBURGO  DE  NOVO!
(texto de José Ouverney, 23.05.2011)

 

           

            De forma privilegiada, sou assíduo freqüentador das festividades dos Jogos Florais de Nova Friburgo, “onde tudo começou”!  De 2001 em diante, só me fiz ausente em 2002 e 2005. Confesso, porém, que esta versão 2011 foi algo totalmente arrebatador, conforme, e até mais do que o esperado, exatamente pelos reflexos da tragédia que se abateu na região serrana do Rio de Janeiro na madrugada de 11 de janeiro, vitimando várias centenas de friburguenses e dizimando grande parte do município.

 

            Mas a Comissão Organizadora dos Jogos Florais, heroicamente, decidiu não suspender o evento, que teve sua apoteose nos dias 20, 21 e 22 de maio.  Tudo foi feito como em anos anteriores: na sexta-feira, a “Noite dos Magníficos”; no sábado, a “Noite das Musas”(foi eleita para ser a Musa dos Trovadores na versão 2011/2012 a belíssima jovem Francislaine Siqueira) e domingo a grande solenidade de premiação, com visitas e passeios, nos intervalos.

 

            Tudo como em anos anteriores... Salvo no grau de emoção, ou melhor: comoção.  Todos os discursos geraram lágrimas; todas as trovas alusivas idem.  Os abraços foram mais apertados e compridos; os corações pulsaram numa sintonia muito maior; as vozes estavam sempre embargadas; os versos saíam espremidos, ou.. às vezes nem saíam...

 

            Foi muito difícil e ao mesmo tempo foi tão bom reencontrar Rodolpho Abbud, Elisabeth Souza Cruz, Dilva Morais, Joana D’Arc, Clenir Neves, Therezinha Tavares, Dirce Montechiari, José Monteiro, Ailto Rodrigues, Cirléa, a musa Bárbara e tantos outros.  Daquele período que envolveu os terríveis noticiários sobre deslizamentos e soterramentos, até poder de novo olhá-los nos olhos e ouvir-lhes as vozes, vivemos um drama à distância.  Um temor enorme, uma indescritível sensação de perda...

 

            Mas, felizmente, estamos todos de pé, embora os corações muito machucados.  A Trova sobreviveu em seu Berço. Friburgo renasceu.O sol brilhou forte nesses dias que acolheram os LII Jogos Florais.  E, para mim – acredito que para todos os presentes à solenidade de encerramento – o ápice foi quando da divulgação da trova vencedora do “concurso-relâmpago” (tema dado na sexta à noite, trovas recolhidas no almoço de sábado e vencedor divulgado na manhã de domingo).  O tema proposto foi exatamente “Renascer”, e a composição campeã foi a de um autor de São Gonçalo/RJ, que fez explodir em copiosas lágrimas a apresentadora, que a muito custo conseguiu ler os versos. Ei-la:

 

RENASCER

(Autor: ANTONIO CARLOS RODRIGUES – São Gonçalo/RJ)

 

O amanhã revelará

o renascer desse povo:

Nova Friburgo será

Nova Friburgo de novo!

 

EM TEMPO = os muitos nomes que foram classificados e não compareceram a Nova Friburgo em 2011 perderam uma chance única. Na vida as grandes conquistas, felizmente, não têm nada a ver com troféus ou diplomas.