Os arautos da Trova

               www.falandodetrova.com.br/pitacosdoassis

OS ARAUTOS DA TROVA - editorial do Trovia de Julho / 2002      

     A trova é realmente um modo privilegiado de poesia. Por muitos motivos. Um deles é o fato de contar com mídia própria. Em todas as regiões do Brasil há irmãos nossos, dedicadíssimos, empenhados em divulgar os versos e as promoções da alegre tribo. Há os que propagam a trova através de programas de rádio e televisão. Há os que mantém colunas de trovas em jornais e revistas. E há a nossa animada e crescente rede de jornaizinhos, entre os quais Trovia pede licença para se alinhar. São periódicos modestos, que existem por obra principalmente do prazer que seus editores sentem ao prepará-los e distribuí-los. Mas têm conseguido fazer-nos cada vez mais íntimos uns dos outros.

     Não é à toa que os trovadores são hoje os poetas mais conhecidos em todo o país. Nossa mídia leva longe os versos que produzimos, e na maior democracia. Os arautos da trova não se limitam a publicar as premiadas em concursos.

     Todo mundo tem vez. Basta você enviar os versos, e pronto: sendo bons e dentro das normas, seu nome e sua produção repercutem de imediato, graças aos divulgadores que, como cantava Camões, por toda parte espalham nosso engenho e arte. Merecem, todos esses arautos, um grande e carinhoso abraço. E máximo apoio, porque o sucesso da trova se deve em boa medida ao idealismo deles.