Otimismo - Héron Patrício

                                                  OTIMISMO


      Olá!

      A coluna “Colecionando Trovas” tem um objetivo bem claro para mim: divulgar a trova literária feita no Brasil, com ênfase para autores vivos e em atividade. Com o tempo vou inserir trovas dos trovadores portugueses, também, além de composições de poetas que já não estão mais neste plano terrestre, mas que deixaram verdadeiras pérolas publicadas. Aliás, todas as trovas que aparecerão neste espaço já foram publicadas em livros de seus autores, coletâneas, livretos de concursos, etc. Todos os autores serão citados, também.

      O tema de hoje é Otimismo. Então, vou deixar um poeta mineiro, que divide seu tempo entre São Paulo e Pouso Alegre, falar em trova o que pensa. Seu nome é Héron Patrício.

      A trova a seguir foi primeira colocada em um concurso realizado na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, em 1997. O tema do concurso era tristeza. Que tema triste, você pode pensar. Para o Héron não foi: veja como ele, abandonando o lugar-comum, o previsível, lançou um balde de água fria na tristeza. É o que chamamos, em trova, de achado...

“Eu me recuso, tristeza,
a conviver com teu mundo:
vida que tem correnteza,
não cria lodo no fundo!”
(Héron Patrício)

      Com mais essa, você já tem trovas muito boas na sua coleção! Arrume bastante lugar no seu álbum! Ou no coração! Até a próxima!