PALAVRA DA PRESIDÊNCIA DA UBT NACIONAL - setembro/2018

www.falandodetrova.com.br/cantinhodaubt
 

PALAVRA DA PRESIDÊNCIA DA UBT NACIONAL - setembro/2018
(Domitilla Borges Beltrame)
 

LEMBRETES IMPORTANTES:

  1. CONCURSOS:  Lembramos aos concorrentes uma atenção maior na leitura dos regulamentos dos concursos: tema, número de Trovas, tamanho do envelopinho, sempre branco, identificação. Estão acontecendo erros pela falta de atenção. Agora mesmo, no 46º Jogos Florais de Niterói, duas Trovas muito boas, com chance de  classificação, foram desclassificadas; uma, porque o concorrente participou no âmbito errado e outra , porque dentro do envelopinho não havia nenhuma identificação . Pura falta de atenção . Quanto aos envelopes, alguns chegam fora do padrão: Trovas digitadas em envelopes tamanho carta e até tamanho oficio, quando em todo regulamento se fala em envelope pequeno (+ ou – 11x8). Quanto aos prazos de remessa, mesmo que os coordenadores dos concursos esperem alguns dias a mais para fechar o recebimento, está havendo abusos: se o prazo se encerra no dia 31, não adianta colocar no correio no dia 30, pois a correspondência não irá chegar no dia certo; a menos que no regulamento esteja indicando que vale a data de postagem. Atenção também ao digitar ou datilografar : a Trova que começa todos os versos com letra maiúscula não obedecendo a pontuação, é desclassificada. Parece obvio o que estamos lembrando, mas é o que anda acontecendo nos concursos. Repito: PURA FALTA DE ATENÇÃO.
  2. Ainda falando sobre concursos: Solicitamos aos coordenadores que ao fazerem a classificação na categoria Novo Trovador, verifique ao abrir o envelopinho se o  nome do concorrente não está na lista dos que passaram para Veteranos, publicada neste Boletim . Neste ponto também está havendo falta de atenção dos próprios Novos Trovadores.
  3. PROJETO JUVENTROVA: O projeto , não tão rápido como gostaríamos, está caminhando. Na Seção São Gonçalo, sob a orientação de Renato Cardoso, jovens já começam a frequentar reuniões mensais e o concurso entre as escolas que aderiram ao projeto estão em fase final (Veja Editorial).

       Em São Paulo, graças ao trabalho de Selma Patti Spinelli e Elias Pescador em 3 CEUS e um colégio particular, ministrando Oficinas semanais, já temos 2 jovens que se associaram à Seção São Paulo e estão frequentando as reuniões mensais. Em breve a ala jovem terá suas reuniões separadas.   
       Em Vila Velha/ES, Cleusa Vidal fez uma parceria com a Secretaria de Educação – Setor de Bibliotecas e está ministrando Oficina semanalmente com grande sucesso. Também, em fase final, um concurso entre os jovens com o tema “Inclusão Social”. Os jovens já estão preenchendo fichas de adesão à UBT.
       Lembramos que o Projeto Juventrova, além de oferecer aos professores uma excelente ferramenta para o ensino da língua portuguesa, é PRINCIPALMENTE  uma forma e alcançarmos a tão desejada expansão de nossa UBT. Para tanto é necessário incentivar e convidar os jovens a ingressarem na UBT.
       Renato Cardoso, Coordenador Nacional do Juventrova , com o entusiasmo e dedicação com que ele abraçou este projeto, está à disposição para conversar e orientar os coordenadores de todas as Seções .

  1. RECADASTRAMENTO DA UBT : Prometemos  a publicação  do resultado para este mês, mas infelizmente depois de 4 meses, ainda não recebemos as fichas cadastrais do Estado de São Paulo e do Nordeste. Vamos aguardar só mais um mês para mostrar o número real de associados da UBT.
  2. Finalmente, um pedido : um furacão está assolando o Brasil, neste momento de eleições. Temos visto irmãos trovadores se desentendendo por causa  de política. Cada um tem sua opinião política, seus candidatos preferidos, mas todos nós amamos nosso País  e queremos o melhor. É verdade. Mas nossa política é a Poesia, a Trova  ; nosso partido é a UBT. Vamos continuar irmanados neste ideal e deixarmos estas discussões partidárias de eleições fora de nosso âmbito poético. Afinal, somos “Irmãos Trovadores” ou não somos?!... Que cada um vote conforme sua consciência e não ofenda aquele que não pensa como nós. E VIVA a UBT e os irmãos trovadores!