UBT SEÇÃO DE TAUBATÉ EM FESTA!
Por haver contraído uma neuralgia pós-herpética (consequência de herpes zoster não tratado a tempo)), sinto-me impedido de fazer viagens mais distantes, uma vez que a roupa, em contato com a pele, provoca queimação e uma terrível sensação de desconforto. Principalmente em razão disso, nunca mais havia frequentado eventos de trovas, desde antes da chegada do Covid.
No entanto, por Taubaté situar-se a apenas 17km de Pinda, resolvi comparecer à solenidade de entrega de prêmios do Concurso de Trovas, versão 2023. Dia 09 de dezembro, uma tarde agradável, na Rua Urupês em Taubaté, para lá me encaminhei. E confesso que me senti agradavelmente surpreso com a quantidade de trovadores que vieram de longe. Havia gente de seis Estados diferentes. Lá encontrei a Madalena Ferreira, de Magé; Dodora Galinari, de Belo Horizonte; tinha um “Novo Trovador” de Guararema, outro de Guarapuava-PR; o Antõnio Colavite, de Santos. De São Paulo vieram Cipriano Ferreira, Elisabeth Rabello e a ex-presidente da UBT Nacional, Domitila Borges Beltrame. São Bernardo do Campos se fez representar por Patrícia Rocco e seus pais. A jovem Taila Falleiros veio de Guarapuava e, por incrível coincidência, antes do evento descobriu ter um parentesco com os irmãos Ouverney. De localidades ainda mais distantes conhecemos Dulce de Lima Pessoa, de Tabira-PE e Wilson Guerreiro Pinheiro, de Cabedelo-PB. Completando o quadro de trovadores presentes, além dos vários autores taubateanos, eu (José), meu irmão João Paulo e ainda o Benedito Soares Netto, além da Glória Tabet Marson, de São José dos Campos.
Foi uma tarde memorável, propiciada pelo casal Luiz Antonio Cardoso e Anette Simões que se desdobraram para agradar os visitantes.Eis algumas das trovas classificadas:
É triste, mas te asseguro:
cada sonho em desalinho
é um pedaço de futuro
que se perdeu no caminho.
MARIA DULCE DE LIMA PESSOA – Tabira/PE
Usemos prudentemente
o tempo que nos foi dado,
pois ele rapidamente
se finda e vira passado.
BENEDITO SOARES NETO – Pindamonhangaba
Saudade é vento inclemente
que exuma um sonho enterrado
e espalha em nosso presente
folhas mortas do passado...
JOÃO PAULO OUVERNEY – Pindamonhangaba
Remexendo o meu passado
eu encontrei, contrafeito,
um velho amor enterrado
nas catacumbas do peito...
JOSÉ OUVERNEY
Todas as trovas poderão ser encontradas em www.falandodetrova.com.br/ubttaubate2023t