COMUNICADO DA UBT CURITIBA - em 26.10.2014

Caríssimos  trovadores e amigos.

 

Com incomensurável tristeza, informamos o passamento de Vidal Idony Stockler, na noite de ontem dia 25 de outubro de 2014.

Seu corpo está sendo velado na Capela Vaticano, nesta cidade, onde permanecerá até as 14:00hs de hoje, quando acontecerá a cerimônia de despedida.

VIDAL IDONY STOCKLER, nascido em Castro, Paraná.Deixa viúva a artista plástica Lígia Virmond Stockler, com quem teve três filhas: Maria Antonieta, Maria Cristina e Lígia Maria e netos. 
Formou-se em Medicina Veterinária, na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná e em Administração de Empresa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Fez os cursos de formação de Oficial Veterinário, na Escola de Veterinária do Exército Brasileiro e de Inspeção de Alimentos e Bromatologia, ambos no Rio de Janeiro/RJ.
No exercício de sua nobre profissão, Idony Stockler soube enobrecer os preceitos fundamentais de seu ofício, em benefício da saúde e da dignidade animal. Entre importantes cargos, foi assessor técnico do Secretário de Agricultura do Paraná, por muitos anos e mais tarde, diretor administrativo e financeiro da TV Iguaçu, e da Rádio Guairacá.
De caráter avantajado, foi, sem dúvida, um homem do bem, cheio de fé e espiritualidade em seu mais alto resplendor, que muito honrou o Paraná e o Brasil.
Renomado poeta e trovador, em âmbito nacional e internacional, Vida Idony era membro efetivo da União Brasileira de Trovadores - Seção de Curitiba/Pr e de Pouso Alegre (MG); da Academia Paranaense da Poesia, ocupante da cadeira 18; do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, da Academia de Cultura de Curitiba e do Centro de Letras do Paraná. Publicou diversos livros de poesia e trovas. Foi premiado em diversos concursos nacionais.
Por seus elevados méritos, recebeu a distinguida Medalha de Mérito Fernando Amaro, outorgada pela Câmara Municipal de Curitiba e entre outras láureas, prêmios, diplomas e troféus, foi diplomado pelo Rotary Clube de Curitiba – Alto da Glória, com a publicação de seu livro: Caminhada. 
Um homem maravilhoso... Semeou bondade!  De esmerada cultura e educação refinada, era dotado de equilíbrio, bom senso e de uma alma totalmente generosa. Sua agradável companhia, a doçura de seu sorriso e suas sábias palavras ficarão registradas em nossos corações como expressões de amor à vida, à família e aos amigos.

Foi assim... sem mais, nem menos,
sem licença ou permissão,
ele partiu sem acenos,
nos deixou seu coração...!!!
Vânia Maria Souza Ennes – Curitiba/PR

São de autoria de Vidal, as trovas abaixo:
 
A trova deita raiz
de união e de esplendores
riqueza é como se diz:
É berço dos trovadores. 
 
Bem feliz vive o poeta,
peregrino e sonhador,
luzeiro que se completa
no sonho do trovador! 
 
E nasce a trova sorrindo
na mente do trovador,
é o botão da flor abrindo
mostrando o rico esplendor. 
 
Trovadores do Brasil,
cultuando nosso chão
com beleza tão sutil
e que toca o coração.morrevidal 
 
Hoje, dezoito de julho
festejamos com amor
e também com muito orgulho
o dia do trovador.
  

Andréa Motta
UBT-Curitiba

"Andrea Motta"