PAPA-TROFÉUS EM PINDAMONHANGABA

www.falandodetrova.com.br/papatrofeuspinda

PAPA-TROFÉUS EM PINDAMONHANGABA

     Pindamonhangaba realizou concursos de trovas durante 29 anos. A saber: em 1967, com Orlando Brito e, de 1992 até 2019 com o médico José Valdez. Os concursos sempre foram divididos em: âmbito Regional e âmbito nacional/internacional em sua segunda fase.

     Há (ou havia) trovadores considerados verdadeiros "papa-troféus"na terra de Balthazar de Godoy Moreira, enquanto outros alegavam extrema dificuldade em premiar em Pinda, devido ao alto grau de concorrência. Pinda sempre teve a tradição de oferecer bons hotéis e boa hospitalidade, uma das razões de atrair grande número de concorrentes

     Como forma de curiosidade compilamos os nomes dos 15 (quinze) maiores vencedores em Pindamonhangaba no âmbito nacional/internacional, considerando a somatória dos 29 concursos, alguns já falecidos. Eis a relação:

1.o lugar:   EDMAR JAPIASSÚ MAIA - 14 estatuetas

2o. lugar:   ARLINDO TADEU HAGEN - 12

3o. lugar:   ERCY MARQUES  e  IZO GOLDMAN - 11 cada

5o. lugar:   HÉRON PATRÍCIO - 10

6o. lugar   CAROLINA RAMOS, CAMPOS SALES, SÉRGIO BERNARDO e THEREZINHA DIEGUES BRISOLLA  (empatados) - 9 cada

10o. lugar:   ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS, JOÃO FREIRE FILHO, MARIA MADALENA FERREIRA  e WALDIR NEVES (empatados) - 8 cada

     A bem da verdade não são dez e, sim, 13, devido ao acúmulo de empates  

     Fiz essa estatística, primeiro porque gosto de estatísticas e, segundo, porque acho que é um justo prêmio essa lembrança dos nomes daqueles que mais vezes subiram/sobem os pódios dos eventos trovísticos, engrandecendo-os com suas presenças e com suas belas trovas.

     Pindamonhangaba, 30 de janeiro de 2022

JOSÉ OUVERNEY